Ciclone no mar vira Tempestade Subtropical Potira; entenda os impactos no Litoral Norte

Na madrugada desta terça-feira (20/04), o ciclone subtropical- que ontem foi classificado como uma depressão subtropical-passou a ser uma tempestade subtropical. Essa mudança acontece pelo vento que temos na região do ciclone, que está sobre o mar.

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e com o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informou através de nota que houve a formação do ciclone subtropical em alto-mar, na posição 26°S 041,5°W, a 250 milhas náuticas (460 km) do litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O sistema foi classificado como Tempestade Subtropical “Potira”, com ventos estimados por satélite de até 35 nós (65 km/h). Seu deslocamento é previsto para a direção leste até o dia 22 de abril e posteriormente poderá se deslocar para sudoeste/sul.

A expressão “Potira” significa “flor” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 324/2021, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima nº 19 (NORMAM19), disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes. São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor sul e oeste do ciclone, e 75 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone.

Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 7,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca na costa dos estados de São Paulo e do Rio Janeiro, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros, até o dia 23 pela manhã. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada aos ventos intensos, mar agitado e chuva intensa. A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

9 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

9 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

11 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

12 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

19 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago