Chuvas obrigam suspensão de aulas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba informa vários pontos foram registrados pela Defesa Civil nesta madrugada por conta do acúmulo de chuvas das últimas 72 horas.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o maior índice acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foi na região da Tabatinga (Região Norte) com 197.06 mm.
Os alagamentos foram provocados não só pelo grande volume de águas pluviais, como também com a incidência de maré alta e o transbordamento de rios importantes, como o Guaxinduba.
A Prefeitura de Caraguatatuba vem realizando de forma emergenciais serviços de limpeza de canais e valas de drenagem para evitar mais alagamentos e ajudar na vazão das águas.
Segundo a Defesa Civil, por motivo de alagamentos nos bairros Casa Branca e Olaria, duas famílias foram desabrigadas e se encontram no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). São ao todo seis pessoas, sendo que duas delas crianças, dois idosos e uma mulher grávida. As famílias recebem assistência de várias secretarias, entre elas, de Saúde e Assistência Social.
Ainda pelo motivo das chuvas, a Secretaria de Educação interrompeu aulas nas seguintes escolas:
– CEI/EMEI Profª Vera da Silva Santos – Portal Fazendinha,
– EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, CIEF do Getuba,
– EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, CIEFI Casa Branca,
– EMEF Prof. Oswaldo Ferreira – CIEFI Casa Branca
– EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado – CIDE Casa Branca
– CEI/EMEI Profª Maria Eugênia Aranha Chodounsky – CIDE Casa Branca
– CEI/EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses – Olaria
Em relação ao transporte universitário, estudantes estão aguardando a liberação da Rodovia dos Tamoios em ônibus estacionados em paradas ao longo da Tamoios. A Secretaria de Educação pediu apoio para as Prefeituras de Paraibuna e São José dos Campos para levar alimento e água para os estudantes. Além disso, a pasta estuda hospedar os estudantes em locais até que a via seja totalmente liberada e que eles possam retornar para suas casas com segurança.
Transporte coletivo, tráfego e abastecimento
Sobre o transporte coletivo urbano, a região Norte, no momento se encontra inacessível e, portanto, os ônibus não estão chegando à região. Nas demais regiões, o serviço foi normalizado.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o tráfego está parado neste momento na Rio-Santos (SP-55) nos trechos da Casa Branca e Getuba, também na Região Norte.
Segundo a Sabesp, o abastecimento de água está com problemas de abastecimento na Região do Massaguaçu, devido às chuvas ocorreram problemas nas captações do Mococa e Tabatinga.
Na Região da Martim de Sá o abastecimento está normal, mas devido a obstrução na captação do Rio Guaxinduba e consequente interrupção do tratamento, a Sabesp solicita à população o uso racional da água de suas caixas de água.
Importante ressaltar que qualquer emergência, os munícipes devem ligar para o telefone da Defesa Civil de Caraguatatuba pelo 199.
Atualizado: 09h30