Chuva forte causa alagamentos, transtornos e prejuízo em Caraguatatuba

Motoristas que tentaram avançar o alagamento ficaram parados no meio dele na avenida da praia com carro quebrado.

Atualizado: 16h30

Uma chuva forte registrada neste tarde terça-feira (07) causou alagamentos, transtornos e prejuízos em Caraguatatuba.

Um dos pontos de alagamento foi na Avenida da Praia, e vários motoristas tiveram dificuldades para passar pelo local. Quem tentou ficou no meio do caminho e já contabiliza os prejuízos.

Já no bairro do Sumaré na SP-55 trecho também de Caraguá, a rodovia virou um rio. Houve registros também no bairro Poiares, Jardim Gaivotas, Golfinho e Praia das Palmeiras. A Defesa Civil da cidade realiza monitoramento devido à informação de mais chuvas até está noite. Não há informações de casas atingidas pelos algamentos.

A Defesa Civil de Caraguatatuba monitora as áreas de risco do município por conta da previsão de chuvas fortes. Somente na parte da tarde desta terça-feira (7/2) a intensidade medida em algumas regiões chegou a quase 60 milímetros por hora.

De acordo com o capitão Campos Junior, coordenador municipal da Defesa Civil, a chuva se distribuiu da Região Sul até o Centro. O pluviômetro do bairro Indaiá marcou 35 milímetros em 20 minutos, das 13h às 13h20.

Por conta da maré alta, houve dificuldade de escoamento das águas. Por volta das 14h, o pico da maré era de 1,26 metro. Já por volta das 16h a maré ficou acima de 1,4 metro. Até o momento não houve nenhum chamado de ocorrência.

“Como estamos no PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil), todo nosso contingente e da prefeitura estão de sobreaviso para o caso de interferência rápida”, explica Campos Junior.

Caraguatatuba está com o PPDC em operação desde o dia 1º de dezembro e o município encontra-se preparado para atender a população.

Em caso de emergências deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Ubatuba

Na tarde desta terça-feira, 7, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para Ubatuba referente ao risco moderado de deslizamento de massa no município.

O fenômeno pode acontecer em decorrência das chuvas intensas desde segunda-feira, 6. Os acumulados de precipitação são de até 76 mm em 48 horas – sendo que a maior quantidade foi registrada em uma hora (42 mm).

As regiões que apresentam maiores índices pluviométricos neste momento são Marafunda e Centro, com mais de 80mm em 72 horas; Itamambuca e Estufa II. Ainda segundo o Cemaden, a previsão meteorológica indica chuva fraca a moderada nas próximas horas, mas que podem ser intercaladas com pancadas mais intensas. Além disso, há também previsão de chuva ao longo do dia de amanhã (quarta-feira dia 8). Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar.

O deslizamento de massa pode causar danos em residências. Por isso, é necessário que a população fique alerta a todo sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, a providência indicada é acionar ajuda pelo telefone 199. Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar às áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

Diante deste cenário, a Defesa Civil já está preparada – realizando ações preventivas de conscientização nas áreas de risco constantemente e orientando a população.  No dia 20 de janeiro, o Plano de ação para escorregamentos da Defesa Civil de Ubatuba foi oficializado por meio da publicação do documento no Diário Oficial da Prefeitura de Ubatuba.

Ocorrência

Até o momento, a Defesa Civil de Ubatuba informa que foi registrada somente uma ocorrência, na qual a parte de uma ponte no bairro Félix cedeu. O órgão irá fazer uma vistoria que será realizada pelo engenheiro para emitir um laudo – análise que será possível após a chuva.

Segundo a Defesa, o leito carroçável não está prejudicado, só a ponte está deteriorada. O trecho não está interditado porque, agora, a situação no local já foi normalizada.

Monitoramento

Uma equipe de profissionais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) está realizando a manutenção em alguns pluviômetros de Ubatuba. A operação começou nesta terça-feira, 7, busca retomar o funcionamento dos equipamentos, promovendo a atualização do software e efetuando a troca de peças, caso necessário. Até o momento, cinco pontos estão sendo verificados: Praia Dura (já está em funcionamento), Perequê-Mirim, Escola Olga Gil, Rio Grande (que também é estação hidrológica e muito importante) e Tenório.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!