Chuva derruba árvores e causa deslizamento no Litoral Norte
A Defesa Civil de São Sebastião, nesta segunda-feira (30), retirou duas mulheres, duas crianças e um adolescente de uma residência, após um deslizamento de terra no bairro Itatinga.
Como havia risco de segurança aos moradores, a Defesa Civil esvaziou a casa assim que constatou a situação de perigo.
Devido à forte chuva desta última noite, algumas pedras e terra escorregaram sentido à residência, que fica encravada em uma encosta do bairro. O imóvel foi interditado preventivamente.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) disponibilizou uma assistente social para dar suporte à família e encaminhar ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Topolândia.
Os moradores estão temporariamente hospedados em um hotel disponibilizado pela administração municipal.
A Defesa Civil pede aos munícipes que, ao perceberem alteração na topografia de terrenos, entrem em contato pelo número 199 e comunique a situação.
Ilhabela
A Defesa Civil de Ilhabela realiza o monitoramento das principais áreas de risco da cidade, após o registro de mais de 48,2 milímetros de chuva apenas durante a madrugada desta segunda-feira (30).
A previsão era de 10mm para domingo e 10mm para esta segunda-feira, esse volume é superior as chuvas de todo o mês de julho: 41,8 milímetros.
A chuva deve perder intensidade até quarta-feira (01/09), mas com o solo encharcado o risco de deslizamentos de terra é grande.
A Defesa Civil atendeu ocorrências de quedas de árvores na cidade, entre elas, na Estrada de Castelhanos na rede elétrica. Há também um monitoramento de deslizamento de terra na Rua Vereda Pau Brasil, no Zabumba.
Todos os trabalhos tiveram o acompanhamento e apoio da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos. Em casos de emergência, acione o 199 da Defesa Civil.