Chuva causa transtorno, deixa pontos de alagamento e deixa famílias desalojadas no Litoral Norte

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que o acumulado de chuvas chega a 155 milímetros nas últimas 12 horas, com grandes volumes nos bairros Jetuba, Massaguaçu, Tabatinga e Porto Novo. O volume registrado somente em 12 horas ultrapassou o que era previsto para três dias (150 milímetros).

O órgão registrou vários chamados devido aos pontos de alagamentos, entre eles, na região do Jetuba. O escoamento foi dificultado por conta da maré alta durante a madrugada.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalham nos bairros para desobstrução de locais com problemas de escoamento das águas.

O volume de água alagou parte das Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo e Casa Branca. Os funcionários realizam limpeza nos locais para restabelecer o atendimento ainda na manhã desta quinta-feira (25/1).

Uma família com 9 pessoas e um cachorro foi removida de sua residência no bairro Martim de Sá para a casa de parentes. E outra família com 2 pessoas e um cachorro foi removida do bairro Golfinhos também para casa de parentes.

A Defesa Civil registrou ainda queda de quatro árvores, sendo uma em rede elétrica (Centro) e duas em vias públicas (Sumaré e Cidade Jardim). Outra árvore com risco de queda iminente em residência foi retirada de risco pela equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no bairro Casa Branca.

O município se encontra no “Estado de Atenção”, de acordo com o PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil).

O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu um alerta apontando para risco alto de movimento de massa por conta do acumulado de chuva. O monitoramento nas áreas de risco continua sendo realizado pelas equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba.

Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

São Sebastião 

Agentes da Defesa Civil e voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião, removeram, agora à noite, três famílias compostas por oito pessoas, sendo quatro crianças e uma deficiente visual, das casas onde residem por risco de escorregamento de terra. O local é monitoramento pelos agentes de segurança.

Os moradores foram levados para a sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), onde devem passar a noite. Equipes do Fundo Social deixaram colchões e roupas de camas para que essas famílias possam ficar abrigadas temporariamente.

Em agosto do ano passado, o bairro recebeu um grande simulado da Defesa Civil com o objetivo de atuar com agilidade em caso de um evento climático. A comunidade é monitoramento pelos Nudecs que também passaram por treinamentos pontuais com a Defesa Civil.

Abrigo

Ainda na Costa Sul, a Prefeitura de São Sebastião abriu a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy, para receber moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem. A escola está localizada Avenida Adelino Tavares, 301.

Tamoios 

A Concessionária Tamoios informa que, por questões de segurança do usuário, a Serra Antiga permanece temporariamente interditada nesta manhã de quinta (25) pelo alto volume de chuvas.

O volume de chuva acumulado nas últimas 72h ultrapassou os 100 mm causando o risco de queda de barreiras no trecho. O trânsito está fluindo com Operação Especial pela Serra Nova.

OPERAÇÃO ESPECIAL NA SERRA NOVA

O trânsito na Serra Nova flui através da Operação Comboio com Pare & Siga ora no sentido litoral, ora no sentido São José dos Campos, acompanhada de equipes da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Concessionária Tamoios.

Por determinação das autoridades, não é permitido trafegar pela Serra Nova em ambos os sentidos simultaneamente.

A liberação do fluxo para cada sentido ocorre mediante o volume de veículos. As equipes de sinalização estão posicionadas na Praça de Pedágio de Paraibuna (trecho de planalto), sentido litoral, e no trevo próximo aos túneis de subida para a Serra Nova, no sentido São José dos Campos.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações

Os proprietários de embarcações com autorização ou permissão prévia de pesca registrada no Sistema Informatizado…

58 minutos ago

Previsão do tempo para quinta-feira (10), em SP: condições para pancadas de chuva isoladas

Nesta quinta-feira 10 de abril, o dia será marcado pelo Sol entre algumas nuvens na…

6 horas ago

HRLN promove treinamento de resgate aéreo em parceria com o Grupo Águia de SP

Objetivo da atividade foi aprimorar a resposta a emergências na região, em casos que exigem…

9 horas ago

Polícia Militar Ambiental prende cinco suspeitos por tráfico de drogas em São Sebastião

Nesta terça-feira (8), durante patrulhamento ostensivo em áreas de risco da Vila Sahy, equipes do…

9 horas ago

Câmara Municipal de Caraguatatuba entrega títulos de Gratidão Caiçara na quinta-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza na quinta-feira (10), às 19h, no plenário Benedito Zacarias…

11 horas ago

Aposentado morre cinco dia depois de queda de árvore no Hospital Regional do Litoral Norte

Um aposentado de 78 anos morreu em decorrência de uma queda de árvore no quintal…

18 horas ago