Próximas ações de cadastro acontecem nos dias 26 de setembro e 03 de outubro
As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Oeste e no Centro de Ubatuba estão organizando mutirões de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) para atender prioritariamente às famílias que têm perfil para receber benefícios desses programas e ainda não estão inscritas.
O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
As atividades começaram em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende a população da região Oeste. No dia 17 de setembro, assistentes sociais do CRAS Oeste deram uma palestra na sede da organização Gaiato – Grupo Aberto à Infância e Adolescência Técnicas Ocupacionais, no Ipiranguinha, onde apresentaram os serviços e programas oferecidos pela Assistência Social.
Em seguida, no dia 19, uma equipe composta por uma cadastradora do CRAS Oeste e a vigilância socioassistencial começou a inscrição das famílias que são atendidas pelo SCFV e ainda não possuíam o Cadúnico. Nessa data, foram realizados 10 cadastros novos.
Outras ações de inscrição no Cadúnico serão realizadas nas próximas duas semanas, sempre às quintas-feiras, nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, das 9h às 15 horas, também no Gaiato, que fica na rua das Palmeiras, 200.
Saiba mais
A inscrição ou a atualização de dados deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal pela família. Para isso, é necessário comparecer a um dos locais de cadastro levando os seguintes documentos originais (não é necessário cópias):
– Adultos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência
– Criança e adolescentes: certidão de nascimento ou RG, declaração escolar
A inscrição no Cadastro Único gera o Número de Identificação Social (NIS) permite o acesso a diversos programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS). Também é um dos critérios que passa a ser adotado pelo Fundo Social de Solidariedade para a inscrição nos cursos gratuitos oferecidos no Centro de Capacitação Profissional.
O Cadastro Único pode ser feito nos seguintes locais:
– Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 17 horas
– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Balio (região Sul), na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba
– CRAS Romana Lanzoni (Região Oeste), na rua da Cascata, 744 – Ipiranguinha
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta sexta-feira (22), após uma…
A programação cultural da XVII Semana da Consciência Negra de Ilhabela continua até este domingo…
A Polícia Civil de Pindamonhangaba confirmou que foi localizada nesta quinta-feira (22), a estudante de…
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo)…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…