CEAMI e Banco de Leite Humano realizam curso de manejo clínico em aleitamento materno

A prefeitura de Caraguatatuba, por meio de uma ação coordenada pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e do Banco de Leite Humano, promove curso sobre Aleitamento Humano aos alunos do 7º e 8º semestre de Enfermagem do Centro Universitário Módulo.

O curso visa a capacitação dos futuros profissionais para o manejo clínico da amamentação. Estudos comprovam as vantagens nutricionais, imunológicas, emocionais, sociais e econômicas do aleitamento, com impacto na redução da morbidade e mortalidade infantil. Apesar das evidências, as taxas de aleitamento materno ainda apresentam resultados a serem melhorados no Brasil e em diversos países. A atuação do profissional de saúde é fundamental na reversão do cenário atual por meio de ações educativas e assistenciais para promoção da amamentação.

Segundo a coordenadora e responsável técnica, a enfermeira Ana Claudia Tripac, o principal objetivo é “alertar sobre a importância da amamentação e realizar práticas que apoiem o início e o desenvolvimento da amamentação para que assim, os profissionais possam auxiliar as mães no aprendizado das técnicas corretas de posicionamento e pega da mama pelo bebê, bem como na identificação de obstáculos à amamentação e maneiras de superá-los”.

A aluna Iolanda Inácio da Silva, que participou das atividades práticas durante o curso, relata que teve dificuldades para amamentar sua filha e não teve oportunidade de receber orientações adequadas na época. Assim, reafirma a importância da capacitação dizendo: “Precisamos repassar atitudes positivas, conhecimentos e habilidades que são indispensáveis para poder apoiar as mães e famílias”.

O CEAMI está localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher na Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 2135 – Sumaré.

O curso faz parte dos 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, que são práticas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Dez passos para o sucesso do aleitamento materno

Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Estudante de Caraguá desaparecida há cinco dias é localizada em Pindamonhangaba

A Polícia Civil de Pindamonhangaba confirmou que foi localizada nesta quinta-feira (22), a estudante de…

7 minutos ago

Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo)…

36 minutos ago

Prefeitura de São Sebastião realiza pesquisa para identificação de necessidade de capacitação dos servidores

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…

13 horas ago

Concurso “A Mais Bela Negra” movimenta Ubatuba

O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…

14 horas ago

Prefeitura anuncia descongelamento de núcleos e implantação de energia para beneficiar mais de 1 mil famílias

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…

14 horas ago

Caminhão bate em barranco na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…

16 horas ago