Caraguatatuba tem 62 casos de dengue confirmados; ações são intensificadas nos bairros

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para as atividades diárias, além de contar com os agentes de controle de zoonoses, o município também disponibiliza à população os esforços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Para reforço destas ações, o município conta agora com carro nebulizador veicular, que tem a capacidade de imunizar até 40 quarteirões por dia.

“Este, certamente, será um mecanismo importante no combate ao Aedes aegypti na cidade e ainda vamos seguir também com o apoio do nebulizador costal”, afirma o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes.

Nesta terça-feira (19/03), duas equipes do CCZ estiveram presentes no bairro Perequê-Mirim, onde existem mais três casos confirmados, para aplicação de nebulizador costal e bloqueio mecânico.

Outra equipe do CCZ esteve no bairro Tarumã, onde foram confirmados mais dois casos positivos, para aplicação de nebulização veicular. Ainda na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Saúde realizou mais uma reunião mensal da Sala de Controle da Dengue, momento em que novas estratégias de combate ao mosquito são analisadas e há a exposição de novos casos.

Até esta terça-feira (19/03), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou 801 notificações de dengue. Deste total, 62 casos são positivos, 738 negativos e um óbito.

Dentre os casos positivos, onze são atendidos pela UBS Perequê-Mirim,; 20 casos positivos são atendidos na UBS Porto Novo, três na UBS Morro do Algodão; sete na UBS Tinga; oito na UBS Jaraguazinho; onze na UBS Sumaré; um caso na UBS Casa Branca e um caso na UBS Jetubá.

Ubatuba

O bairro Estufa II é o próximo foco do mutirão de orientação e de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, que será realizado no sábado, 23, a partir das 8 horas. O ponto de concentração é a sede da Sociedade de Amigos do Bairro da Estufa (SABE), na praça Maracanã.

As ações incluem vistoria de estabelecimentos comerciais e residenciais, conversa com a população para distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito e retirada de criadouros. O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças.

A Prefeitura de Ubatuba pede a toda a população que colabore com o mutirão eliminando criadouros e abrindo suas casas e estabelecimentos para a vistoria dos agentes de saúde devidamente identificados.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, atualizados em 21 de março, o município já tem um total de 63 casos de dengue confirmados laboratorialmente, dos quais três são importados. Outros 235 casos aguardavam resultado de exame.

No sábado passado, 16, foram vistoriados um total de 1.451 imóveis do Perequê-Mirim.

 

Orientações para a população

– Mantenha a limpeza de calhas e lajes

– Garrafas e latinhas vazias devem ser embaladas para recolhimento

– Acondicionar pneus velhos em locais cobertos

– Verifique pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, baldes, regadores, bandejas de geladeira, bebedouros de animais, latas, frascos plásticos, entre outros objetos que podem acumular água

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!