Caraguatatuba retoma hidroterapia do Setor de Reabilitação no Centro de Especialidades Médicas

A hidroterapia do Setor de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba está de volta. As atividades foram retomadas nesta quinta-feira (o4/11) e quatro turmas já puderam praticar os exercícios dentro da piscina aquecida. A primeira turma começou logo cedo, às 7h30.

A piscina onde a hidroterapia é realizada ficou fechada e sem utilização por mais de mais um ano devido à pandemia da Covid-19.

Para muitos um retorno, outros um início. É caso da empregada doméstica Lucélia Alves dos Santos, 58 anos. Foi a primeira vez que Lucélia participou da hidroterapia e garantiu que “se sentiu super bem porque, às vezes, nós ficamos em casa e no trabalho, movimentando apenas uma região ou área do corpo. Aqui, gente se movimenta muito mais”.

Lucélia, moradora do bairro Sumaré, é do tipo faz tudo. Além de doméstica, ela trabalha com pequenas reformas, hidráulica e elétrica, ou seja, o básico de uma obra. Ela acredita que o trabalho mais intenso e pesado foi o responsável por aumentar o grau das dores causadas pela lombalgia crônica. “Começou a se manifestar agora e está ficando mais complicado a cada dia”.

Dentro piscina, Lucélia garante que sente a diferença dos movimentos. “Alguns dos exercícios eu não consigo fazer fora d’água”. Sorridente, ela disse: “muita gente não sabe o quão isso faz bem e como melhora as nossas dores”.

Sobre o fato de ter consigo participar da hidroterapia, ela explicou que procurou a atividade e foi atendida de prontidão. “Eu pretendendo continuar e não faltar. Estou muito feliz e isso não tem explicação e preço que paguem toda essa gratidão”.

O secretário de Saúde Gustavo Boher acompanhou de perto a retomada da hidroterapia. Aos alunos ele desejou parabéns e pediu para que cada um continuasse com o tratamento. “Estamos felizes em receber os pacientes”, ressaltou.

Ele se lembrou do período em que a piscina esteve fechada por conta da pandemia da Covid-19 e explicou que “hoje, os protocolos de segurança permitem a retomada desse tratamento”. Por fim, o secretário desejou boa recuperação e uma saúde melhor aos pacientes.

Todas as turmas da hidroterapia irão cumprir os protocolos sanitários durante todo o período dentro da piscina, seguindo o distanciamento seguro e fazendo o uso de máscaras.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

13 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

13 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

15 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

16 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

23 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago