
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
O Fórum é uma iniciativa que representa uma importante instância de diálogo entre o poder público, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Sepedi, entre outras, como também entidades socioassistenciais parceiras, pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e familiares.
De acordo com Ivy Malerba, secretária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, o objetivo é promover conscientização, conhecimento, trocas e identificação das principais prioridades hoje no atendimento às necessidades da população com TEA, além de fazer referência ao Mês de Conscientização do Autismo.
“As ações de conscientização do autismo vão para além da data do dia 2. Ações de capacitação e discussão acerca do tema acontecerão na Secretaria de Saúde, buscando atingir em especial os agentes comunitários de saúde, e na de Educação, com os agentes de apoio escolar; e na de Assistência Social junto aos educadores sociais, entre outros”, afirmou.
Conscientização
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e incorporado oficialmente ao calendário brasileiro pela Lei 13.652/2018.
Essa data busca disseminar conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus diferentes níveis de suporte, promovendo respeito, inclusão e a eliminação de estigmas. Desde 2013, o autismo é reconhecido como espectro, devido à ampla variação de características e necessidades entre os indivíduos.
O tema do Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2025 é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. A campanha reforça a importância de conhecer sobre o autismo para promover a inclusão e o respeito às pessoas autistas.
A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei 12.764/2012, estabelece que as pessoas com TEA sejam consideradas pessoas com deficiência para fins legais, garantindo acesso a direitos e políticas públicas.
Programação
9h- Abertura Solene
9h30 – Depoimento de vida – “Como pais de um jovem com autismo” com Antonio Carlos da Silva e Myrlene Veneziani
10h – Palestra: Transtorno do Espectro do Autismo – “Perspectivas atuais: do diagnóstico às intervenções ao longo da vida”. Palestrante: Michele Castro Cardoso, formada em Psicologia e Filosofia; mestre em Análise do Comportamento; mestranda em Atenção Precoce; especialista em ABA, TEA, Neuropsicologia, Comunicação Alternativa e coordenadora da clínica ABA Litoral.
12h – Intervalo
13h30 – Apresentação do livro – “Quando o amor encontra respostas – descobrindo a beleza da singularidade no espectro do autismo”, com a autora e mãe, Marisa Amaral.
14h – Construção de diagnóstico em rede: “prioridades na política de atenção à pessoa com TEA”.
17h- Encerramento
Serviço
Data: 2 de abril
Local: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso – Ciapi
Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira
Confirmar presença pelo email: caragua.sepedi@gmail.com