Caraguatatuba inicia vacinação da bivalente contra Covid-19 em profissionais de saúde
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nessa semana a imunização da vacina bivalente contra Covid-19 em profissionais de saúde. Todos deste grupo que receberam a última dose de reforço há pelo menos quatro meses podem se imunizar.
Os trabalhadores da saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Além deste público, a imunização está liberada para idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde que atuam em Instituições de Longa Permanência (ILPI) de qualquer idade, pacientes imunossuprimidos e com comorbidades, a partir de 12 anos de idade, grávidas e puérperas.
Até o momento, 6.850 pessoas foram imunizadas, o que representa apenas 27,5% do público alvo elegível para vacina. A bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a Covid-19 e oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Podem se vacinar aqueles que tomaram as duas doses contra Covid-19 no esquema primário, incluindo alguma dose de reforço ou não, devendo ter a última dose com intervalo de quatro meses em idosos e dois meses para imunossuprimidos.
A Secretaria de Saúde esclarece que as vacinas contra gripe e bivalente podem ser aplicadas simultaneamente.
As vacinas são disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.