A cidade de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe. O município recebeu 12,9 mil doses, que estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, exceto na unidade da Tabatinga, sempre das 7h30 às 16h.
Na manhã desta segunda-feira, dezenas de pessoas compareceram à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Sumaré, na região central da cidade, para receber a dose.
O secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, esteve no local para acompanhar o primeiro dia de vacinação. “Hoje é o início de uma série de esforços para proteger a população contra doenças graves e potencialmente fatais. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir a propagação de doenças e proteger a saúde das pessoas, especialmente das mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Quem se vacina, protege a si mesmas e àqueles ao seu redor. É um esforço conjunto para promover a saúde e o bem-estar da população”, disse.
O início da imunização é voltado aos grupos prioritários, que incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, professores, população carcerária e funcionários do CDP. Não é necessário agendar a vacinação, basta se dirigir a um posto de saúde durante o horário de funcionamento diário, a partir da data mencionada. Para se vacinar, é necessário levar documentos como o cartão SUS e RG.
O município seguirá a orientação do Ministério da Saúde para ampliar os grupos conforme necessário.
Documentos necessários para cada grupo
– Caderneta de vacinação
– Cartão SUS
– Documento pessoal com foto
– Comorbidade: Declaração médica que comprove a comorbidade
– Profissional de saúde: Carteira de trabalho, holerite ou crachá
– Professores: Documentos que comprovem vínculo ativo com a profissão
– Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente, protege contra os vírus da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses e para pessoas que tiveram reações anafiláticas graves em doses anteriores.
Além da vacinação, outras medidas são importantes nos cuidados de prevenção. Recomenda-se a higienização frequente das mãos e objetos, manter os ambientes arejados, beber bastante água e manter-se hidratado, manter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes, manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos.
SERVIÇO
Campanha de vacinação contra a gripe
Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) *Exceto a unidade do Tabatinga
Horário: 7h30 às 16h
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (8/4), às 19h30, a 10ª sessão ordinária.…
O Setor de Investigações da Delegacia de Polícia de Ilhabela cumpriu, nesta segunda-feira (7), mandado…
Uma equipe de Força Tática da Polícia Militar deteve na madrugada desta segunda-feira (7), no…
A Orquestra Popular De Ilhabela (OPI) se prepara para disputar o Concurso Nacional de Orquestras.…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza na próxima quinta-feira (10), às 19h, no plenário Benedito…
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, se reuniu, nesta sexta-feira (4/4), com a Comissão…