Caraguatatuba faz o plantio de árvores em 100% das escolas municipais até agosto

O Plano Municipal de Arborização Urbana, da Prefeitura de Caraguatatuba, prossegue com o plantio de mudas em diversos pontos da cidade. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), dentro do programa Espaço Árvores, e deve alcançar, até o mês de agosto, 100% de plantio em Escolas Municipais e 80% em prédios públicos.

Uma das escolas já beneficiadas foi a EMEF Dr. Carlos Rodrigues de Almeida, no Jardim Primavera, que recebeu em seu entorno mudas de plantas nativas como o ipê, o cambuci, a pitanga. No bairro Rio do Ouro, o plantio foi feito na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aida de Almeida Castro Grazioli.

A ação obedece critérios estabelecidos pela Cartilha de Arborização Urbana, que, entre outras orientações,  determina que a arborização urbana deve ser feita de forma compatível com equipamentos urbanos como: fiação elétrica, entrada de garagem, mobiliário urbano, caixa de inspeção, poste de iluminação. Além disso, outro critério a ser observado é o de acessibilidade.

Município VerdeAzul

O cultivo faz parte das ações recomendadas pela Diretiva de Arborização do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que avalia e apoia a gestão ambiental das prefeituras paulistas. As árvores são plantadas tanto nos passeios públicos como em canteiros, compondo espaços vazios existentes e gerando uma melhoria na qualidade do ambiente.

O secretário da Smaap, Marcel Giorgeti, destaca a importância dos plantios, lembrando que são utilizados critérios pré-estabelecidos para a realização desse trabalho. “São critérios que vão desde a escolha da região, como da espécie adequada para cada local e o período do plantio”, explicou.

O secretário destaca ainda que a arborização das calçadas é um importante componente ambiental da cidade. “Essa ação, além do incremento de árvores, promove a arborização de forma planejada, evitando a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evita ou diminui futuras ações de manejo para adequação ao espaço”, completou Giorgeti.

Cartilha de Arborização

Para quem deseja realizar o plantio em frente à sua residência, a prefeitura desenvolveu a Cartilha de Arborização Urbana, com orientações básicas necessárias para a realização dos plantios e informações importantes como a escolha das espécies mais adequadas de acordo com o porte, faixa de acessibilidade, interferências como postes e fiações, tamanho de covas, irrigação, etc.

O material está disponível no site da Prefeitura ou pelo link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/05/cartilha_arborizacao_meio_ambiente.pdf

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

14 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

14 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

16 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

17 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

24 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago