Caraguatatuba divulga nota sobre matéria da Folha de S.Paulo sobre vacinas vencidas
Segundo a Folha, as vacinas vencidas seriam provenientes de lotes importados da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou adquiridos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Procurados pela Reuters, o ministério, a Fiocruz e a Opas não responderam de imediato a pedidos de comentário. Prefeituras citadas negam aplicação de doses fora da validade e atribuem o apontamento do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme a reportagem, que compilou dados até 19 de junho, os imunizantes que tiveram prazo de validade expirado foram utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Na tarde desta sexta-feira (02/07), a prefeitura de Caraguatatuba através da Secretaria de Saúde, divulgou uma nota de esclarecimeto depois que a matéria aponta que duas pessoas poderia ter recebido imunizante vencido.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que não houve a aplicação de vacinas vencidas na cidade. O número que aparece no sistema do Governo do Estado aponta duas pessoas, que receberam a visita da Secretaria de Saúde e o fato foi esclarecido.
Houve um erro de digitação, no sistema. Na carteirinha destas duas pessoas, o lote da dose tomada está correto, entretanto, na hora de lançar no sistema foi digitado errado. A Prefeitura de Caraguatatuba vai comunicar o Governo do Estado.
São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), foi informada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVIII) de Caraguatatuba a respeito de cinco doses de vacina do Laboratório Astrazeneca, registradas no Sistema Vacivida após seu vencimento.
Imediatamente, a SESAU abriu procedimento para averiguação. Os técnicos da Vigilância Epidemiológica do município identificaram equívocos de digitação na inserção do número de lote do imunológico no sistema.
Portanto, NÃO HOUVE APLICAÇÃO DE NENHUMA DOSE VENCIDA em munícipes de São Sebastião.
Os registros já foram corrigidos no Sistema Vacivida.
Ilhabela
Prefeitodis Toninho Colucci para contra a Folha de S.Paulo e nega que Ilhabela tenha aplicado doses de vacinas vencidas!