Mesmo sem ter nenhum caso confirmado de sarampo no município, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, convoca toda população para comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualização da carteirinha de vacinação com ênfase na vacina contra o sarampo.
Até o dia 22/07, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou apenas dois casos suspeitos, que seguem em investigação pela área de Vigilância Epidemiológica. Segundo a pasta, todas as medidas de segurança já foram tomadas, tais como bloqueio vacinal, encaminhamento de exames e investigação epidemiológica.
A Prefeitura informa que todas as UBSs do município contam com vacinas suficientes para toda população; porém a vacina só será aplicada conforme necessidade de cada paciente após verificação da carteirinha por parte da equipe técnica.
O que é sarampo?
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade.
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.
Contágio
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta que o contágio do sarampo é feito por via respiratória, o que aumenta ainda mais a importância da prevenção; pois trata-se de doença com alto índice de contaminação. Cada paciente contaminado pode transmitir a doença a até outras 20 pessoas sadias.
Sintomas
– Febre alta, acima de 38,5°C;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
– Tosse;
– Coriza;
– Conjuntivite;
– Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…