Categories: CidadesVariedades

Caraguatatuba abre inscrições na próxima segunda-feira para 40ª Festa de Iemanjá

A Festa de Iemanjá de Caraguatatuba completa 40 anos em 2024 e é uma tradição do calendário de eventos da cidade. A Prefeitura abre na segunda-feira (2/9), inscrições para casas religiosas participarem da festividade. Os interessados têm até o dia 13 de setembro para se inscrever.
O evento está previsto para ocorrer no dia 7 de dezembro, às 19h, na Praia do Centro. Para se cadastrar, a instituição interessada deve preencher o formulário eletrônico disponibilizado aqui. No mesmo endereço, é possível consultar o regulamento completo com as condições do cadastramento.
Em 2023, as celebrações preencheram cerca de 500 metros da faixa de areia, com a participação de mais de 40 casas religiosas de diversas cidades.

A Prefeitura vai disponibilizar cerca de 40 espaços para que os integrantes das casas religiosas façam suas homenagens à Iemanjá. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo os números pares do lado esquerdo e os ímpares do lado direito da imagem.
A relação de participantes será publicada no dia 18 de setembro no site oficial do turismo: https://www.caragua.tur.br/. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.

Autorização de veículos

As entidades que vierem de ônibus devem solicitar a autorização de entrada de veículos de passeio no município, por meio do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou telefone (12) 3897-8800. O pedido deve ser feito com antecedência de, no mínimo, 10 dias úteis. Não há custo para essa autorização.

História da Festa de Iemanjá
A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.
No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, houve um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.
Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficarem prontas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações

Os proprietários de embarcações com autorização ou permissão prévia de pesca registrada no Sistema Informatizado…

37 minutos ago

Previsão do tempo para quinta-feira (10), em SP: condições para pancadas de chuva isoladas

Nesta quinta-feira 10 de abril, o dia será marcado pelo Sol entre algumas nuvens na…

6 horas ago

HRLN promove treinamento de resgate aéreo em parceria com o Grupo Águia de SP

Objetivo da atividade foi aprimorar a resposta a emergências na região, em casos que exigem…

9 horas ago

Polícia Militar Ambiental prende cinco suspeitos por tráfico de drogas em São Sebastião

Nesta terça-feira (8), durante patrulhamento ostensivo em áreas de risco da Vila Sahy, equipes do…

9 horas ago

Câmara Municipal de Caraguatatuba entrega títulos de Gratidão Caiçara na quinta-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza na quinta-feira (10), às 19h, no plenário Benedito Zacarias…

11 horas ago

Aposentado morre cinco dia depois de queda de árvore no Hospital Regional do Litoral Norte

Um aposentado de 78 anos morreu em decorrência de uma queda de árvore no quintal…

18 horas ago