Categories: DestaquesGeral

CaraguaPrev conquista redução do déficit atuarial em mais de R$ 160 milhões

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) segue cumprindo a meta estabelecida por sua diretoria executiva e conselhos com a redução do déficit atuarial em mais de R$ 160 milhões.

Por exigência legal da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019) e para atingir a redução do déficit técnico atuarial, o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) adotou, em conjunto com o Executivo e o Legislativo, as seguintes medidas estruturais: elevação da contribuição patronal de 16,79% para 18% (LC nº 65/2017); o Plano de Amortização do Déficit Atuarial (Lei nº 2.348/ 2017); reajuste da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% (LC nº 77/2021), a criação de um Regime de Previdência Complementar (Lei nº 2.571/ 2021), entre outras ações.

O presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, reconheceu o empenho do prefeito Aguilar Junior, Câmara Municipal, conselheiros deliberativos, conselheiros fiscais e Comitê de Investimentos para assegurar a saúde e o equilíbrio financeiro do instituto. “Esse é o resultado das medidas amargas implementadas desde 2017 para garantir o futuro dos servidores e seus familiares. Ainda temos muito desafios pela frente e devemos comemorar cada vitória”, reforça.

Até o momento, o instituto gerencia 758 aposentadorias e pensões por morte. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário de aproximadamente 4.092 servidores efetivos da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.

Pró-Gestão RPPS

Em junho de 2021, o CaraguaPrev conquistou a certificação Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) Nível I da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia. O Instituto de Certificação de Qualidade (ICQ) Brasil atestou que o CaraguaPrev alcançou um nível elevado de gestão.

A certificação busca garantir aos RPPSs excelência na gestão, melhoria na organização das atividades e processos, aumento da motivação por parte dos colaboradores, incremento da produtividade, redução de custos e do retrabalho, transparência e facilidade de acesso à informação, perpetuação das boas práticas, pela padronização, e reconhecimento no mercado onde atua.

Para alcançar o Nível I do Pró-Gestão, Caraguatatuba atingiu 98% (mínimo era 70%) das ações nas dimensões Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 16h30, nos dias úteis. Mais informações pelo telefone (12) 3883-3252, WhatsApp (12) 3883-3480 ou e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

15 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

15 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

18 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

18 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

1 dia ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago