Câmeras do COI de Caraguatatuba ajudam polícias na solução de crimes e prisão de envolvidos
Implantando em dezembro de 2022, o Centro de Operações Inteligentes (COI) da Prefeitura de Caraguatatuba tem sido fundamental para solução de crimes praticados na cidade e na prisão de envolvidos.
O sistema conta com 183 câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e são interligadas aos sistemas de monitoramento dos Governos Estadual e Federal para o cruzamento de dados e identificação de pessoas suspeitas e veículos clonados. São eles: Muralha Paulista, Córtex, Infoseg e Alerta Brasil.
Essa tecnologia tem ajudado no trabalho de investigação e prevenção das Polícias Civil e Militar.
Na última semana, um veículo clonado foi identificado pelas imagens do COI. As informações obtidas foram repassadas à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal, o que facilitou a localização do veículo no bairro do Porto Novo. Na abordagem ao motorista, a equipe da Atividade Delegada da PM verificou que o veículo não apresentava condições regulares no chassi e número do motor. O veículo foi apreendido para perícia.
Também neste mês, as câmeras de monitoramento do COI ajudaram a Polícia Civil a localizar um veículo que foi utilizado em um furto de aproximadamente R$ 100 mil em equipamentos de uma loja de eletrônicos na Região Sul.
Os suspeitos foram encontrados em suas residências no bairro Morro do Algodão onde também estavam alguns dos objetos levados da loja como cabos de celulares, HD externo, fones de ouvido e jogos de videogame Xbox. O crime foi esclarecido e as pessoas envolvidas tiveram prisão decretada. Uma delas, inclusive, já era procurada pela justiça com mandado de prisão em aberto.
O delegado do Distrito Policial do Porto Novo, Rodolfo Augusto, destaca que a parceria da Prefeitura de Caraguatatuba em Operações Especiais da Polícia Civil tem sido eficaz. “Além dos casos de furtos solucionados, 80% dos homicídios da Região Sul são esclarecidos graças à contribuição das imagens das câmeras de monitoramento da Prefeitura. Esse trabalho de inteligência e tecnologia é fundamental”, ressaltou o delegado.
Números
Em outubro, o COI registrou 21 atendimentos via 153, trabalhou no apoio a quatro investigações realizadas pela Polícia Civil, atuou na localização de cinco pessoas autoras de crimes e duas pessoas procuradas pela justiça. Também prestou num atendimento a uma mulher que acionou o Botão SOS Caraguá Para Elas.