Câmara recebe secretário de Meio Ambiente para tratar das ações para o encerramento do Aterro Municipal e a gestão dos resíduos sólidos
A Câmara de Ilhabela recebeu nesta sexta-feira (07/05), o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, para uma apresentação das ações sobre a gestão dos resíduos sólidos e Aterro Municipal.
Na ocasião o secretário relatou algumas das ações que vem sendo desenvolvidas para readequação do Aterro, em conformidade ao Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado com a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Ministério Público, para que o Aterro Municipal possa ser encerrado.
Está em execução a geometrização dos maciços, correção topográfica dos taludes, com novos retaludamentos do passivo orgânico, gerando uma superfície coberta com solo compactado. Também está sendo realizada a canalização e drenagem do chorume e da água pluvial, além da revegetação do local. De acordo com Chico Graziano, essas ações devem ser concluídas até o final deste ano. Paralelamente, está em andamento a construção do novo Centro de Triagem.
Após o encerramento do Aterro, está previsto que o local abrigue uma usina de compostagem, um triturador de resíduos de construção civil – RCC, o novo Viveiro Municipal e um Orquidário.
Durante a ocasião, outras pautas foram levantadas pelos vereadores, como o funcionamento da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, ações de combate ao desmatamento e invasões de áreas de preservação ambiental, coleta seletiva, a disposição dos resíduos e a implantação de pontos de coletas.
Estiveram presentes na reunião, além do secretário municipal, a presidente da Casa, Vereadora Diana Matarazzo e os parlamentares Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro), Felipe Gomes, Alexander Augusto (Leleco Augusto), Thiago Souza (Dr Thiago) e José Pereira (Zé Preto).