Bolo de carne moída dá a vitória do Chef Caraguá para a EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada
A EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro), foi a campeã da Terceira Edição do Programa Chef Caraguá, com o prato Bolo de Carne moída recheada com molho branco e brócolis. A vitória foi anunciada neste sábado (25), durante a cerimônia de encerramento do concurso, realizada no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.
O evento é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa terceirizada Verde Mais Serviços de Alimentação.
Participaram da cerimônia o prefeito Aguilar Junior, o presidente da Câmara Municipal Tato Aguilar, a secretária municipal de Educação, Márcia Paiva, o chefe do setor de Alimentação Escolar, Luís Ângelo de Castro, a coordenadora da Verde Mais, Giovana Marchi, além de outros secretários, vereadores e demais autoridades.
As três melhores receitas que competiram a final foram das seguintes escolas: CEI Maria Eugênia Chodounsky (Casa Branca); EMEF Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim) e EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro).
Os escolhidos para fazer a degustação das receitas finalistas do Projeto Chef Caraguá foram os alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, do bairro Indaiá.
O segundo lugar ficou para a CEI Maria Eugênia Chodounsky (Casa Branca), com a receita de Floquinho Caipira, com 90,4% de aprovação entre os alunos. E o terceiro lugar foi para a EMEF Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim), com o prato Kibe Caiçara, obtendo 87,2% de aceitação. A vencedora, EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) obteve 92,2% de pontuação.
Valorização
O objetivo do concurso é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares, promovendo uma alimentação saudável e adequada ao ambiente escolar, enriquecendo o cardápio dos estudantes da rede municipal.
O desafio proposto para a 3ª Edição do Chef Caraguá foi a utilização da carne moída como ingrediente principal do prato. A receita vencedora passará a integrar o cardápio da rede municipal de ensino em 2024.
Durante a cerimônia, o prefeito Aguilar Junior se disse ansioso para conhecer o prato aprovado pelos alunos. “É uma vitória que não desmerece as demais receitas pois sabemos do enorme esforço e carinho de todas as cozinheiras da rede municipal. A secretária Márcia Paiva está de parabéns pelo trabalho realizado com tanta dedicação. E é esse o nosso objetivo, valorizar esse trabalho que resulta em receitas cujos temperos só essas cozinheiras conseguem. É o tempero do coração, da entrega. Aqui vai todo o nosso reconhecimento!”
A secretária Marcia Paiva fez agradecimentos às cozinheiras, destacando o carinho com que se aplicam na atividade de alimentar os 22 mil alunos que integram a rede municipal. Também fez um agradecimento especial ao prefeito: “Nossa gratidão por tudo o que tem feito pela Educação e por sempre estar disposto a querer mais e melhor para a cidade. Os desafios são enormes, mas tudo o que fazemos é com amor e tenho certeza de que nossas cozinheiras também. Fazemos de tudo para que nossas crianças tenham alimentação de qualidade e contamos com um time que tem muita disposição para fazer tudo isso acontecer. Nossas crianças nunca esquecerão dessa comida preparada com tanto amor!”.