Biblioteca Municipal de Ubatuba facilita cadastramento de associados
Cerca de 20 mil títulos estão disponíveis para empréstimo
Agora ficou mais fácil levar emprestados os livros da Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense”. Desde o início de setembro, para se associar à biblioteca, não é mais necessário tirar foto três por quatro. Basta apenas mostrar o original de um documento oficial (RG ou CNH) e um comprovante de residência em Ubatuba dos três últimos meses. Também não é necessário fazer cópias nem do documento nem do comprovante.
A dispensa da foto em papel tem o objetivo de desburocratizar e democratizar o cadastramento de novos leitores. “Usamos uma câmera digital e fazemos a foto da pessoa na hora. É uma forma mais econômica e prática para a população”, explica a bibliotecária Keila Redondo.
O Ateneu Ubatubense possui uma coleção com mais de 20 mil títulos, a maior parte disponível para empréstimo por 14 dias, com possibilidade de renovação por igual período caso o mesmo não esteja reservado por outro leitor. Para saber quais obras estão disponíveis para circulação, basta consultar o acervo online, disponível pela página da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart): www.fundart.com.br
Entre janeiro e junho de 2019, a biblioteca de Ubatuba já recebeu 8.055 visitas, realizou um total de 4.213 empréstimos de publicações e atendeu a 4.649 consultas, indo na contramão de outras cidades, onde se observa queda nesses números. O espaço se destaca por receber outras atividades como oficinas, rodas de conversa, teatro, entre outros. O espaço também integra o programa Pontos MIS e, toda quinta-feira, às 19 horas, exibe gratuitamente uma produção do cinema brasileiro.
A Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense” fica na praça 13 de Maio, 52 – Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h45. Acompanhe regularmente a página da Fundart para atualizações sobre a programação de atividades do espaço.