“Desafio e vocação”, com foco nestas palavras, o prefeito Aguilar Junior inaugurou a Base Descentralizada Região Norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caraguatatuba, localizada ao lado da UBS Massaguaçu, na manhã desta quarta-feira (19/09).
Na mesma ocasião, o prefeito também entregou ao secretário de Saúde, Amauri Toledo, as chaves da nova ambulância de Suporte Básico que ficará à disposição da unidade.
Com a construção, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, tem como objetivo ampliar as possibilidades de socorro às emergências na Região Norte. Área em que, somente em 2018, o Samu já registrou 1.382 atendimentos, com uma média de 190 ocorrências por mês.
Na cerimônia de inauguração, além do prefeito Aguilar Junior, estavam também presentes o secretário de Saúde, Amauri Toledo, a coordenadora regional do Samu Litoral Norte, Mara Abreu, secretários e vereadores municipais e servidores públicos.
Na ocasião, o coordenador do Samu, Arthur Maranha, presenteou o prefeito com uma camiseta e boné do Samu em nome da equipe.
“Agradeço o empenho de toda equipe, pois, de fato, o que resume a trajetória de vocês são as palavras: desafio e vocação. Trabalhar no Samu exige estas duas qualidades. Sabemos que são desafiados 24h por dia e que, sem vocação, não seriam capazes de cumprir tão árdua missão. Agradeço pelo empenho de cada um de vocês”, destacou o prefeito Aguilar Junior.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, também agradeceu ao trabalho das equipes do Samu e ao prefeito pelo empenho para que a reposição desta ambulância, por parte do Governo Federal, acontecesse.
“Sou muito grato por termos um prefeito humanizado, que, com esta inauguração, gera conforto e qualidade de vida aos funcionários do Samu que ficarão nesta nova base. Muito obrigada e pode ter certeza que, em consequência disso, o munícipe será ainda melhor atendido”, ressaltou o secretário.
A nova base do Samu da Região Norte está localizada na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil. A Secretaria de Saúde informa que o investimento total da obra gira em torno de R$ 220 mil.
O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiros privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.
Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.
A nova ambulância de Suporte Básico será disponibilizada para casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas. O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.
Na tarde desta sexta-feira (22), um banhista de 37 anos, da cidade de Mococa (SP),…
A Polícia Civil investiga uma ocorrência de disparos de arma de fogo no começo da…
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…