“Aulão” gratuito de ginástica e dança reúne quase 200 pessoas no Centro
Professores do Centro Integrado à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), realizou aulas gratuitas de Tai Chi Chuan, Balance, Ginástica Funcional e Dança, nesta sexta-feira (17) na parte da manhã, na Praça da Cultura no Centro.
O evento teve o objetivo de promover a socialização e integração de todos os usuários de turmas distintas do Ciapi, além de divulgar as atividades oferecidas no espaço e incentivar os munícipes a frequentá-lo.
O casal Wagner Thadeu Lopes e Eliane, 64 e 61 anos respectivamente, participou pela primeira vez de uma aula do Ciapi. “Eu e minha esposa vamos nos mudar, em breve, para Caraguatatuba e estamos empolgados para frequentarmos o local”, disse Wagner. “Foi para lá de bom”, completou a esposa.
Em duas horas de exercícios, Wanderley Favila, 67 anos, não perdeu o pique. “Sou frequentador de várias modalidades oferecidas no centro e, para dar conta, não consumo bebida alcoólica, tenho alimentação regrada e uma boa noite de sono. Exercitar o corpo é um ótimo remédio”, declarou.
Outra aluna, Lilia Jimenez, 63 anos, considera o tempo passado no Ciapi um “ótimo remédio contra a depressão”. “Enquanto estou lá, cuido do corpo, da mente, faço novos amigos e me divirto”, afirmou.
O “Aulão do Ciapi” foi conduzido pelos professores Victor Klen, Nestor Prado, Arthur Quirino, Zaqueu Anderson Santos, Luciana Trintinari, Leandro Lopes e Kleber Dias. Acompanharam a ação a secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, a diretora do Ciapi, Karina Melo, e a coordenadora, Camila Lemos.
Ciapi
O Ciapi é um espaço dedicado à promoção da qualidade de vida de idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos.
O Centro de Convivência oferece diversas atividades voltadas ao lazer, convivência social e inclusão, contribuindo para o bem-estar e autonomia dos seus frequentadores.
São oferecidas atividades de alongamento, socioculturais, violão, vôlei adaptado, roda sênior, funcional adaptado, jazz, balance, artes e pintura, alongamento e mobilidade, ritmos, Tai Chi Chuan, coral, funcional, artesanato geral, risco de queda, samba de pé, ioga tradicional, teatro, bocha sentada, dança de salão, culinária terapêutica, bilhar, bocha, dominó e dama.
Vale destacar que o centro de apoio é gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), em parceria com a Sepedi, reforçando o compromisso com a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência e idosos no município.
Para participar, é necessário realizar um cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), localizada na Av. Jorge Burihan, 10, no Jardim Jaqueira (ao lado do Ciapi).
Os interessados em realizar o cadastro e participar das atividades do Centro de Convivência do Ciapi, devem apresentar RG; CPF; Cartão SUS; comprovante de residência atualizado; duas fotos 3×4; laudo médico, atestando as condições de saúde do usuário, dentro do prazo de validade; cadastro prévio na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
O atestado de aptidão deve confirmar que as condições de saúde do usuário são satisfatórias e pode ser emitido por um médico da rede pública de saúde ou por um médico que já acompanhe o participante. Este documento tem validade de seis meses e deve ser renovado periodicamente para garantir a continuidade no programa.
O Ciapi está localizado na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária.