Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro.
O objetivo do evento é divulgar as práticas oferecidas pelo Ciapi aos munícipes e também promover mudança de rotina, com atividade ao ar livre, integração e socialização dos usuários com todas as turmas juntas. O encontro é gratuito e aberto ao público, em geral.
Ciapi
O Ciapi é um espaço dedicado à promoção da qualidade de vida de idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos.
O Centro de Convivência oferece diversas atividades voltadas ao lazer, convivência social, e inclusão, contribuindo para o bem-estar e autonomia dos seus frequentadores.
São oferecidas atividades de alongamento, socioculturais, violão, vôlei adaptado, roda sênior, funcional adaptado, jazz, balance, artes e pintura, alongamento e mobilidade, ritmos, Tai Chi Chuan, coral, funcional, artesanato geral, risco de queda, samba de
pé, ioga tradicional, teatro, bocha sentada, dança de salão, culinária terapêutica, bilhar, bocha, dominó e dama.
Para participar, é necessário realizar um cadastro na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), localizada na Av. Jorge Burihan,10 no Jardim Jaqueira (ao lado do Ciapi). Vale destacar que o centro de apoio é gerido pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), em parceria com a Sepedi, reforçando o compromisso com a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência e idosos no município.
Para realizar o cadastro e participar das atividades do Centro de Convivência do CIAPI, é necessário apresentar RG; CPF; Cartão SUS; comprovante de residência atualizado; duas fotos 3×4; laudo médico, atestando as condições de saúde do usuário, dentro do prazo de validade; cadastro prévio na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
O atestado de aptidão deve confirmar que as condições de saúde do usuário são satisfatórias e pode ser emitido por um médico da rede pública de saúde ou por um médico que já acompanhe o participante. Este documento tem validade de seis meses e deve ser renovado periodicamente para garantir a continuidade no programa.
O Ciapi está localizado na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária.
A cidade de Ilhabela se prepara para receber mais de 16 mil passageiros entre domingo…
A equipe do Departamento de Trânsito promoveu uma capacitação voltada ao aprimoramento dos procedimentos de…
Neste sábado (13) Caraguatatuba se torna destino de milhares de fiéis que devem acompanhar a…
Uma ação do Tático Ostensivo Rodoviário resultou na apreensão de mais de 15 quilos de…
Equipes da Polícia Civil de Ubatuba e da Delegacia Seccional de Polícia de São Sebastião…
A Polícia Civil investiga o encontro de um corpo na madrugada desta sexta-feira (12), no…