Audiência pública sobre saneamento básico em Ubatuba recolhe sugestões e dúvidas de cidadãos

Prefeitura fez a apresentação das propostas de Plano Municipal e Agência Reguladora

Cerca de 150 pessoas participaram na tarde da segunda-feira, 3, da audiência pública de apresentação da proposta de criação de Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgoto do Município de Ubatuba e da entrega da Revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) – Lei 3.735/14.

O PMISB tem como metas: a universalização do acesso aos serviços do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), coleta e destinação final adequada de Resíduos Sólidos, e um sistema de drenagem urbana eficaz; a sustentabilidade Ambiental frente às atividades desenvolvidas pelos Prestadores de Serviço e a qualidade, regularidade e eficiência da prestação de Serviços com o menor impacto Ambiental.

Segundo determina as legislações federal e municipal, o plano deve ser revisado a cada quatro anos. A equipe da Prefeitura que participou da elaboração de nova proposta utilizou como base para a revisão do PMISB os seguintes documentos: relatório de Situação dos Recursos Hídricos – CBH LN/2018; Plano Diretor de Ubatuba/2006; Relatório de Criticidade Recursos Hídricos – CBH LN/2014 e os Relatórios 1 e 2 do Plano de bacias do LN – CBH LN/2016.

O engenheiro civil e sanitarista, Pedro Tuzino, abriu a audiência apresentando a síntese das sugestões recebidas pela Prefeitura por email até o dia 25 de maio, bem como os temas referentes à agência reguladora, abastecimento de água e coleta de esgoto. Já o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Penteado Adolpho, apresentou a parte referente a resíduos sólidos e o secretário de Obras Públicas, João Bosco Romeiro, a de drenagem urbana.

 Agência reguladora

A proposta de criar uma agência reguladora em Ubatuba tem por objetivo trazer para o nível municipal o controle e a fiscalização os serviços de saneamento básico de titularidade estadual, bem como ampliar a arrecadação, o que garantirá a entrada de recursos para levar saneamento ao conjunto do município. Atualmente, a fiscalização dos serviços prestados pela Sabesp em Ubatuba é feita pela ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.

Na audiência, foram apresentados aspectos como as tarefas da agência reguladora, a forma de prestação de contas, a estrutura de recursos humanos, o custo financeiro e a fonte dos recursos.

Ao final, o secretário de Tecnologia da Informação, Sizenando Cristo, mediou a sessão de perguntas e respostas. Algumas perguntas que não puderam ser contempladas no momento da audiência serão respondidas ao longo da semana por email. Audiências específicas sobre os temas Macrodrenagem Urbana e Coleta de Resíduos Sólidos serão realizadas quando forem confeccionados os respectivos planos.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), enfatizou a importância da participação popular na discussão do saneamento, o impacto causado pelas mudanças climáticas nos municípios litorâneos e a necessidade de superar divergências políticas para avançar na garantia do serviço de saneamento para toda a população.

A íntegra do arquivo com a apresentação em slides está disponível na página internet da Prefeitura de Ubatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Inscrições para Corrida de Aniversário da Cidade começam na próxima segunda-feira

Os amantes da corrida de rua já podem se preparar e marcar no calendário um…

5 minutos ago

SP fará restituição de IPVA a donos de veÍculos roubados ou furtados em 2024

Secretaria da Fazenda e Planejamento reembolsará mais de R$ 24 milhões divididos em quatro lotes,…

1 hora ago

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

17 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

17 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

20 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

20 horas ago