Caraguatatuba estará nas Olimpíadas de Inverno Pequim 2022 com a atleta caraguatatubense, Bruna Moura, de 27 anos, que se classificou para os jogos na modalidade Ski Cross Country. O Brasil terá, ao todo, 11 representantes nos jogos olímpicos de neve.
As Olimpíadas de Inverno Pequim 2022 vai do dia 4 a 20 de fevereiro, e Bruna Souza participará de três provas do Ski Cross Country, sendo elas, Distance Classic 10km, Team Sprint Classic e Sprint Freestyle.
“O esporte já me levou a 27 países diferentes (4 no Mountain Bike e 23 no Ski). No início de 2021, com os resultados atingidos no Campeonato Mundial de Ski, na Alemanha e, posteriormente, na última etapa da Copa do Mundo na Suiça, eu e Jaqueline Mourão (minha técnica) conquistamos pontos suficientes para abrirmos duas vagas olímpicas para o Brasil no feminino. Um feito inédito, já que o Brasil até então só se classificou com uma vaga nos Jogos anteriores”, explica a atleta de Caraguatatuba.
De 2014 a 2020, Bruna fez parte da Seleção Brasileira de Biathlon (ski com tiro esportivo), onde disputou provas como o Mundial Júnior, na Bielorrússia (2015), Open Europeu na Polônia (2017) e na Itália (2018) e provas da IBU Cup, organizadas pela União Internacional de Biathlon.
Em 2020 decidiu se dedicar apenas ao Esqui Cross Country, pois, segundo a atleta, nesse esporte vislumbrava chances reais de se classificar para as Olimpíadas de Pequim 2022, o que acabou se concretizando.
“Como o ski é um esporte muito específico e não temos neve no Brasil, quando estou em Caraguá eu preciso adaptar meus treinos para me preparar para a temporada. Eu realizo, em média, 13 treinos por semana, divididos em seis dias, tendo geralmente um dia de descanso”, explica Bruna.
A atleta comenta ainda que fora da neve utiliza o Rollerski, um equipamento adaptado para trabalhar a técnica do ski no asfalto – basicamente um ski com rodinhas – que simula as técnicas a serem aplicadas na neve. “Eu também faço treinos de bike, corrida, musculação, saltos e track & field. Ou seja, ao me tornar uma esquiadora eu tive a oportunidade de fazer o que amo – praticar vários esportes ao mesmo tempo”, complementa.
Principais conquistas de Bruna Moura:
Hexacampeã sulamericana de Ski Cross Country:
Pentacampeã brasileira de Ski Cross Country:
Heptacampeã do Circuito Brasileiro de Rollerski:
Ski Cross Country
De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Neve (CBDN), o Ski Cross Country é um esporte de resistência, no qual os atletas percorrem variadas distâncias com esquis e impulsionados por bastões, em duas diferentes técnicas: a Clássica e a Skating.
Na primeira, os atletas percorrem trilhos previamente preparados, com os skis paralelos entre si. Já a técnica Skating é mais veloz do que a Clássica, na qual o atleta “empurra” o ski para “fora” em um ângulo de 45 graus. Foi desenvolvida na década de 70, a partir dos movimentos da patinação no gelo.
O Ski Cross Country pode ser realizado em diferentes formatos: Largada Intervalada, Largada em Massa, Revezamento, Skiathlon, Perseguição e Cross Country Cross.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação…
São Sebastião costuma receber megaeventos de beach tennis, mas desta vez a cidade superou todos…
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Casa da…
A Praia do Perequê será o cenário de mais uma edição do Ilhabela Jam, que…
Ubatuba recebeu uma remessa de kits de ajuda humanitária enviados pela Coordenadoria Estadual de Proteção…
Um idoso de 70 anos, morreu afogado na tarde de segunda-feira (7), na praia da…