De autoria do Executivo, as alterações propostas visam, principalmente, atender apontamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Foi aprovada, em Sessão Extraordinária realizada na noite desta terça-feira (31/08) pela Câmara de Ilhabela, proposta Substitutiva ao Projeto de Lei Complementar 61/2021, que altera dispositivos da Lei Municipal 1333/2018, que cria o Fundo Soberano do Município de Ilhabela (FSMI), dispõe sobre sua estrutura, fontes de recursos e formas de aplicação e dá outras providências.
De autoria do Executivo Municipal, a propositura visa, principalmente, atender ao apontamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo contra a indexação da Taxa Libor (London Interbank Offered Rate) nas aplicações em ativos financeiros do FSMI, pois se trata de uma taxa indexadora ponderada pelo risco, com grande variação e apresentando rentabilidade abaixo do mercado financeiro atualmente, revogando assim o parágrafo da referida Lei. Outro ponto importante trata da modificação de parágrafo que passa autorizar a contratação de empresas especializadas no mercado financeiro para atuarem como agentes operadores do FSMI. A alteração apresentada no substitutivo trata de regulamentação relacionada a essa parágrafo, atendendo apontamentos dos vereadores durante reunião realizada anteriormente com representante da Secretaria de Gestão Financeira. Ficando determinado que o município só possa contratar empresas especializadas no mercado financeiro, a critério do Chefe do Poder Executivo, Conselho Administrativo do Fundo e do Confiro (Conselho Municipal de Acompanhamento das Aplicações dos Recursos Financeiros Provenientes dos Royalties). A proposta anterior deixava a contratação a critério do Conselho Administrativo e Chefe do Executivo, e cientificando o Confiro.
As demais alterações prevê que todas as despesas relativas ao FSMI passem a ser custeadas unicamente pela Prefeitura e ainda determina que a Secretaria Municipal de Gestão Financeira passe a disponibilizar as operações financeiras do Fundo, atualizadas mensalmente, em site próprio do Fundo Soberano e no Portal da Transparência do Município.
Sessão Ordinária
Durante a Sessão Ordinária, dando continuidade aos trabalhos legislativos, os vereadores apresentaram novas proposituras, entre elas Projetos de Lei, Moção de Louvor, requerimentos e indicações. Confira as propostas:
PL 63/2021, de autoria do vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado), institui no Calendário Oficial do município, a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, a ser realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro, o Dia Mundial da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio. A Semana tem como finalidade a reflexão e a conscientização sobre a temática, objetivando dignificar a vida em relação ao aumento do índice de suicídios, com o objetivo de dar visibilidade à importância do diagnóstico e tratamento adequados de distúrbios emocionais e mentais. De acordo com a proposta, o símbolo da Campanha será um laço na cor amarela, podendo as Instituições Públicas Municipais participar da divulgação mediante a utilização de iluminação e decorações em suas sedes, monumentos e logradouros públicos na mesma cor amarela durante a Semana, em especial os de relevante importância e grande fluxo de pessoas. O PL também prevê que para programar a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, o Poder Executivo poderá buscar a ação integrada com a sociedade civil para promover palestras e seminários para orientar e alertar a população sobre possíveis distúrbios emocionais e mentais, bem como palestras direcionadas aos profissionais de saúde para qualificá-los na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem neste perfil, priorizando suas realizações em estabelecimentos do ensino médio; criar canais de atendimento pessoal àquelas pessoas diagnosticadas ou as pessoas que se encontram com sintomas de distúrbios emocionais e mentais; promover a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento; entre outras ações.
PL 65/2021, do vereador José Pereira da Silva (Zé Preto), dispõe sobre a instituição do Sistema de Acessibilidade nas praias de Ilhabela. A matéria determina que o sistema seja efetivado mediante alternativas de acesso às praias a serem viabilizadas pelo Poder Público, a critério da Administração. Devendo garantir que pelo menos uma praia do município tenha uma passarela de acesso. Ainda de acordo com a proposta, o Sistema de Acessibilidade deverá atender a legislação ambiental federal, estadual e municipal, e as normas técnicas de acessibilidade da ABNT. O projeto tem por objetivo garantir a acessibilidade e autonomia das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Moção de Louvor 03/2021, de autoria da presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo, concede a homenagem ao senhor Alexandre Gonçalves, funcionário efetivo da Prefeitura Municipal, pelos relevantes serviços prestados a Ilhabela.
Moção 004/2021, do vereador Alessandro Abençoado, prestigia os policiais militares Rodolfo de Oliveira Quirino, Paulo Henrique Waschinski, Alex de Oliveira Moraes, Israel João de Souza e Eron Vilela Júnior por se destacarem no combate a criminalidade no município.
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…
No próximo domingo (24), a partir das 10h, Ilhabela se prepara para receber o navio…
Ilhabela foi palco, na última quarta-feira (20), de mais um belo espetáculo na região da…
O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial, a abertura da…