Após vistoria, Defesa Civil interdita imóvel de duas famílias acolhidas no Centro Esportivo Municipal (Cemug)
Duas famílias, de nove pessoas, do bairro Caputera que residiam na mesma casa, tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil. Segundo avaliação, a casa apresenta rachaduras, podendo causar risco à vida dos moradores. No momento, ainda se encontram abrigadas, 15 pessoas, sendo oito adultos e sete crianças.
Na tarde da última segunda-feira (12/11), a Defesa Civil de Caraguatatuba liberou uma família (um casal e duas crianças), que estava acolhida no Centro Esportivo Municipal (Cemug), ao retorno de sua residência.
Para isso, recebeu todo o apoio da Prefeitura com doação de geladeira, fogão, cesta básica, kit higiene e limpeza, além dos materiais que já usavam no abrigo, como colchão e cobertores.
As famílias já estão sendo acompanhadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, para ingressar no beneficio de Aluguel Social. O beneficio é baseado na Lei nº 2.389, de 15 de Dezembro de 2017, concedido às famílias que residem em áreas de risco.
Uma família está em processo de limpeza da residência. Após término retornará para sua casa. A última família prefere não voltar e procura alugar outro imóvel.
Desde o início das fortes chuvas, dia 8/11, as famílias têm recebido todo suporte com alimentação, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, colchões e cobertores, além de atendimento com assistente social para identificar as principais necessidades e com enfermeiros, que acompanharam o estado de saúde de três mulheres grávidas.
É importante destacar que essas famílias têm condições de pagar aluguel de suas casas, contudo a Prefeitura coloca à disposição todo o suporte necessário.
Também continuam as doações recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, para arrecadação de produtos de limpeza e água às famílias afetadas pelas chuvas dos últimos dias e para possíveis situações emergenciais futuras.
As doações podem ser encaminhadas na sede do Fundo Social, localizada na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro.