Além de suas belas praias e atrativos naturais, que fazem de Ubatuba um dos destinos mais procurados para a prática do ecoturismo, as Comunidades Tradicionais e seu calendário de eventos são outros fatores decisivos na hora do turista fazer essa opção.
Por isso, após o grande público que visitou a cidade entre os dias 24 e 29 de junho, que foi o período em que aconteceu uma das maiores e mais tradicionais festas da cidade, a Festa de São Pedro Pescador, a cidade se prepara para as iniciativas que devem acontecer no mês de julho.
Mês do Camarão
Após o término do defeso no dia 31 de maio, Ubatuba retomou a pesca de arrasto do crustáceo que é muito utilizado em pratos da gastronomia caiçara. Neste mês, após a pandemia, o grande e tradicional Festival do Camarão está de volta e traz uma novidade: em sua 27º, o evento vem com um novo formato: durante todo o mês de julho, todos os restaurantes, bares e quiosques da comunidade da Almada e Engenho vão promover a iniciativa, contando com estratégias como receitas especiais que utilizem do ingrediente ou promoção de descontos em pratos que levem o camarão.
O Festival é uma realização da Associação de Moradores da Almada (AMA) com o apoio da Prefeitura de Ubatuba.
Festa da Mandioca
Com o slogan: A festa do povo que tem raiz, a comunidade do Sertão do Ubatumirim realiza, de 7 a 10 de julho a tradicional Festa da Mandioca. A programação conta com apresentações culturais, como Maracatu, Dança da Fita, Fandango Caiçara e Congada de Bastões, além de shows musicais e claro, os pratos típicos que levam o ingrediente.
Festa do Divino
Promovida pela Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a tradicional Festa do Divino, que chega a sua 156ª edição, acontece de 7 a 17 de julho. Com programação recheada, a celebração reúne religiosidade e entretenimento, com barracas de comidas típicas e show de prêmios. Confira as informações na íntegra nos canais de comunicação oficiais da Paróquia.
Outras iniciativas
Ainda estão previstos eventos como ações ambientais de conscientização e proteção às florestas, provas esportivas como Ladeita Trail e Ecothriatlon e culturais, como II Mostra dos Artistas de Ubatuba.
Vantagens
O objetivo do Calendário Turístico é promover o segmento durante todos os meses do ano, divulgando atrativos que chamem atenção dos visitantes não só durante a temporada de verão.
Nesta época do ano, muito mais fácil encontrar pousadas, passeios e produtos com um preço mais acessível e sem perder a qualidade; as filas de caixa, principalmente nos supermercados, mais vazias que a loucura da temporada; é possível trafegar com tranquilidade tanto no centro como para acessar as praias. As rodovias que dão acesso ao Litoral Norte também têm o tráfego consideravelmente menor do que nas estações de calor.
Atrativos turísticos como Ilha das Couves e praias também estão mais vazias.
Confira o Calendário aqui
Turismo interno
Com todas essas vantagens, muitos turistas optam por visitar a Capital do Surfe nesse período. Porém, as atrações como eventos e festividades também movimentam o turismo dentro da própria cidade. “Enxergamos a importância dos turistas, que vêm de fora, e também levamos em conta o fato da participação de várias pessoas da própria cidade. Esse turismo interno para nós também é essencial”, concluiu o secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau.
A Serra Antiga da Tamoios é liberada após interdição total. A interdição aconteceu por precaução…
A família da estudante de 11 anos, contou nesta sexta-feira (22), para o Portal O…
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de…
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E…
No próximo domingo (24), a partir das 10h, Ilhabela se prepara para receber o navio…
Ilhabela foi palco, na última quarta-feira (20), de mais um belo espetáculo na região da…