Amanda Scarabello apresenta “Des-suturando Nós do capitalismo” na FLIP
O livro é confeccionado em tecido, ilustrado manualmente pela artista têxtil Ana Bedoya e com caligrafia de Will Letrando, também residentes no litoral
O público presente na FLIP 2024 pode se instigar com o projeto “Des-suturando Nós do capitalismo”, da escritora e poeta Amanda Scarabello. O livro, que tem direção executiva e coordenação geral de Laura Diniz e Teidy Hanada, da Minka Produções, trata essencialmente da relação com o mercado produtivo e posiciona politicamente o caminhar dos ponteiros do relógio. A artista têxtil Ana Bedoya e o letrista Will são os responsáveis pela execução manual do trabalho, num processo que traz vida ao projeto e aos textos. Confeccionado em algodão cru com páginas bordadas, mede 42×42 centímetros, tamanho ideal para o formato expositivo das apresentações de Amanda, que instala a obra no espaço destinado a autores independentes na Praça Aberta, no Areal do Pontal, no dia 10 entre 16h e 17h.
Ainda em Paraty, no dia 11, Amanda se reúne aos escritores Eduardo Guimarães e Geruza Zelnys na Casa Pagã, parceira da programação oficial da festa literária, para realizar a Oficina: materialidades criativas – o livro e suas possibilidades, aberta ao público.
“Desenhamos a exposição do zero e estamos felizes em ocupar um importante espaço cultural como a FLIP. Os dois momentos prometem continuar o sucesso da apresentação em Ubatuba, onde o livro esteve presente em mais da metade do espaço cultural Cambada, com estética final digna de museu de arte! Tudo feito com nossas mãos e intenção, gerando brilho nos olhos – premissas essenciais do projeto. Quero convidar o público do Litoral Norte e de todo o país para compartilhar estas sensações agora na FLIP” – conclama, animada, Amanda.
A pré-apresentação da obra aconteceu na Microgaleria Abissal do Espaço Cultural Cambada, em Ubatuba, na última semana de Setembro, e contou com bate-papo com a artista, leitura de poemas pela atriz Bruna Helena – que também narra o audiolivro, ferramenta que oferece uma experiência sensorial e imersiva a todos os leitores. Ainda, um e-book com tratamento gráfico especial será comercializado tão logo o processo vivo de tecer, literalmente, findar.
Para mais informações sobre o projeto, vídeos explicativos e novidades sobre o andamento da publicação, o perfil no Instagram @freiodalingua vem sendo atualizado constantemente.