Dentro da Semana da Educação Infantil, uma das ações práticas diferenciadas, oferecidas aos alunos da 1ª e 2ª Fases da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, foi um passeio na praia da Tabatinga para a prática de Stand Up Paddle (SUP) no mar.
A ‘Semana Nacional da Educação Infantil’, foi instituída pela Lei Federal N° 12.602/12, e tem o objetivo de promover a conscientização e a valorização desta importante etapa da educação básica e seu público-alvo, que são as crianças da primeira infância com suas especificidades. O intuito das práticas educacionais nessa idade é complementar a ação da família e da comunidade.
Na parte da manhã, os alunos da 2ª Fase, na faixa etária de 6 anos, acompanhados pela professora Marcela Maia Ribeiro, por inspetores e agentes de apoio escolar foram praticar o SUP, pela primeira vez. A diretora Telma Soares dos Santos Carmo e a coordenadora pedagógica Amanda Papi dos Santos, também presenciaram a atividade.
“Temos uma praia linda, a poucos metros da escola e essa foi uma oportunidade de desenvolver uma prática diferente reunindo os pais também. Foi uma manhã muito alegre de troca entre pais, filhos e funcionários da escola”, contou a professora.
À tarde foi a vez das meninas e meninos primeira da 1ªFase, 4 e 5 anos, da professora Priscila Rodrigues.
“Nessa atividade pudemos desenvolver quatro eixos da Educação Infantil: o eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; espaço e tempo; linguagem, fala e imaginação. Ou seja, proporcionamos uma interação entre as crianças, com adultos e pais, durante o lazer, num espaço ao ar livre, fora da escola; também tivemos uma atividade física diferente, onde elas pudessem descobrir e realizar novos movimentos e praticar o equilíbrio na prancha de SUP; além de estimular a imaginação, a interpretação e a linguagem, diante dessa nova experiência” , disse Priscila.
Os pais dos gêmeos Dante e Tito, 5 anos, Taís Emi Suuti e Thiago Siqueira, fizeram questão de ir ao passeio com os filhos. “Pratico o SUP, mas comigo os meninos não têm interesse. O comportamento para passear na prancha foi completamente diferente nessa interação com os coleguinhas”, disse o pai. Por sua vez, Taís ressaltou a importância dessa interação com outros pais, professores e os alunos. “Fortalece os vínculos entre a comunidade escolar. Além de ser lúdica e diferente do ambiente da sala de aula. Ótima a iniciativa”, afirmou.
Um dos mais animados era Vinícius Jardim Faleio, 5 anos. O garoto com colete salva-vidas ficou eufórico com o passeio. Entrava e saia correndo do mar, fez o passeio na prancha sentado, tentou se equilibrar de pé e contou para todos que não sentiu medo nessa aventura.
Os pequenos tiveram ainda o apoio de monitores e do instrutor de SUP Thiago Rocha Cavazani, idealizador do projeto Rema, uma parceria com a empresa Eco Paddle Stand Up e Caiaque, que tem o objetivo de oferecer, voluntariamente, aulas de SUP aos estudantes da rede pública de ensino do município.
A Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, conquistou pela primeira vez o selo UTI…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (1°), a 9ª sessão ordinária. Entre os…
A Polícia Civil de Caraguatatuba prendeu em flagrante uma técnica em enfermagem que matou seu…
Na segunda (31), cidades do ABC Paulista registraram altos volumes de chuvas; em Mauá, choveu…
A atleta Helena Ferreira Siqueira, de 16 anos, de Caraguatatuba, vai disputar o World Jiu…
O corpo de Bombeiros atendeu no final da manhã desta terça-feira (1°), uma ocorrência de…