Alô Saúde Ilhabela acompanha estado de saúde de pacientes em isolamento domiciliar e notificados do grupo de risco, idosos e vulneráveis
Atualmente o Alô Saúde monitora aproximadamente cerca de 260 pacientes em acompanhamento domiciliar dos casos suspeitos e confirmados para Covid-19.
No início da pandemia a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde criou o “Alô Saúde” serviço de atendimento à população via telefone e aplicativo de mensagens, que fornece informações, orientações e telemonitoramento dos casos de síndrome gripal, voltados principalmente para o novo Coronavírus.
Agora com o agravamento dos casos, surgiu a necessidade de ampliar o monitoramento de alguns pacientes que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade. O que antes só acompanhava casos de síndromes gripais e os positivos da Covid-19, agora é responsável pela avaliação dos sintomas e contato direto com as unidades de saúde, onde são discutidos novos casos, o que possibilita um melhor direcionamento do paciente.
Na avaliação é levado em conta o estado de saúde de cada paciente, as queixas e a gravidade dos sintomas, para que os profissionais do Alô Saúde passem o caso direto para as unidades e direcione o paciente para o local correto com a classificação e prioridade.
O Secretário de Saúde, Gustavo Barboni faz um apelo aos munícipes. “Peço em nome de toda a equipe, que se você foi notificado como síndrome gripal, ou testou positivo para Covid-19, por favor atendam as ligações dos profissionais de saúde, tanto a do Alô Saúde, quanto das Unidades de Saúde da Família, só assim será possível realizarmos o tele atendimento e repassar todas as orientações relacionadas ao resultado do seu exame”,
destaca o secretário.
Serviço: o telefone disponível para ligação é o 3896-9222, e para as mensagens são: 12 98226-0386 12 99168-0733, 12 99718-1892, 12 99637-7244, 12 99713-3141, 12 99622-4800 e 12 991466417.