Categories: CaraguatatubaCidades

Ação preventiva da Prefeitura amplia sistema de drenagem e prepara Caraguatatuba para período de chuvas fortes

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba vem realizando sistematicamente ações preventivas para ampliar e melhorar a drenagem de águas pluviais em todo o município.

O trabalho visa preparar os bairros para períodos de chuvas intensas, evitando assim enchentes e alagamentos.

Os principais trabalhos são desassoreamentos de córregos e valas, limpeza de canais, reparos de emissários danificados, troca de aduelas e tubulações para mais capacidade de drenagem, troca e limpeza de caixas de inspeção, entre muitas outras ações.

Em 2023, um dos principais trabalhos foi o desassoreamento e afundamento da calha do rio Santo Antonio, no trecho entre as três pontes que cortam o rio: próxima ao hospital Stella Maris, perto da Delegacia de Polícia e próxima à praia.

O objetivo é facilitar o escoamento das águas, evitando assim o transbordo do principal rio que corta a região central. As máquinas da Sesep trabalharam dentro do rio, com todos os cuidados para não causar qualquer dano ambiental.

Outros rios que cortam a cidade e recebem cuidados semelhantes são o Gracuí e o Cocanha, na região Norte, além do Guaxinduba, no final da praia Martim de Sá, no centro.

Na Martim de Sá, uma ação recente da Sesep foi a retirada de partes dos emissários de águas pluviais danificados pela força da maré. A equipe realinhou os emissários tirando a tubulação quebrada da faixa de areia que normalmente é atingida pela ressaca, evitando assim reincidência.

A praia do centro também possui emissários que, constantemente requerem a atenção da Sesep. Trimestralmente esses emissários são desobstruídos por máquinas escavadeiras que abrem caminho na areia para as águas de chuva chegarem ao mar.

A limpeza de canais é outra ação importante para a drenagem de águas. Toda vegetação e areia que entopem as estruturas de concreto dos canais são retiradas com uma periodicidade de cerda de 30 a 40 dias. Exemplos desses canais que constantemente recebem limpeza são os da av. Brasil, av. Siqueira Campos e av. Jundiaí, na região do bairro Sumaré.

Córregos e valas

As ações para melhorar a drenagem também chegam à região Sul, onde há o maior número de valas e córregos. Trata-se de uma região de planície, que não facilita a drenagem natural das águas pluviais e por esse motivo recebe atenção especial da Prefeitura.

Uma das mais relevantes valas é a que tem início na rua Shibata  (Perequê Mirim) e desemboca no rio Juqueriquere. Com uma extensão de 4km, ela passa também pelos bairros Pegorelli, Travessão e Barranco Alto. Trata-se de uma vala de grande importância para o sistema de drenagem da região Sul. Esse ano já é a terceira vez que a Sesep executa seu desassoreamento.

Estes mesmos bairros também são cortados por outros córregos e valas que requerem atenção e que constantemente são desassoreadas. Na região Centro/Sul, destacam-se as valas dos bairros Porto Novo, Pontal Santamarina e Morro do Algodão.

Na região Centro 2, estão as valas de drenagem dos bairros Jardim Gaivotas, Jardim Jaqueira e Rio do Ouro. No centro, estão os bairros Martim de Sá e Casa Branca/Olaria. Por fim, na região Norte, a atenção se volta para as valas que cortam o Massaguaçu e o Alto Jetuba.

O bairro mais ao Norte de Caraguatatuba, Tabatinga, onde sempre há um registro de chuvas mais intensas, recebeu 15 metros de novas aduelas e 30 metros de tubulação para formar um canal de drenagem para melhorar a vazão das águas do Rio Tabatinga.

Troca de tubulações pequenas por maiores, para aumentar a capacidade de drenagem também faz parte do conjunto de ações que melhoram a capacidade de drenagem. Entre os bairros beneficiados estão:  Pegorelli (ruas Rio Negro,  Rio Amazonas, avenida Circular e Sítio Guacá); Tinga (ruas João Jacinto da Silva, Aparecida Oliveira Moreira, Higino Martins, Francisco José da Silva e Maria Aparecida Oliveira Moreira), Aruan (avenida Almirante Tamandaré); Martim de Sá (rua Timbiras); Jardim Santa Rosa (rua Dois, sentido à Lagoa Azul).

Vale lembrar que todas essas ações citadas são executadas pela Secretaria de Serviços Públicos. Obras de grande porte com o mesmo com objetivo de aperfeiçoar o sistema de drenagem são realizadas pela Secretaria de Obras Públicas. O conjunto deste trabalho reflete a preocupação da Prefeitura em priorizar este trabalho que tanto beneficia a população de Caraguatatuba.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

10 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

10 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

12 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

13 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

20 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago