A Prefeitura de Caraguatatuba alerta para golpes aplicados em nome da Vigilância Sanitária
A Prefeitura de Caraguatatuba alerta a população para um golpe que está sendo aplicado junto aos comerciantes da cidade.
O golpe consiste em ligações telefônicas feitas por pessoas que se dizem representantes da Vigilância Sanitária aos comerciantes da cidade. Eles dizem ter recebido denúncias de que o estabelecimento não oferece álcool gel. Dizem que o comerciante vai recebe uma ligação com um número de protocolo. Em seguida, ligam novamente, solicitando esse número que, na verdade, é o código de verificação do whatsapp da pessoa.
A ameaça, caso a pessoa não passe o número, é de que seu estabelecimento será lacrado.
Como proceder
Não passe nenhum número. Segundo a diretora da saúde coletiva, Margarete Soares de Oliveira, as inspeções feitas pela Vigilância Sanitária (VISA) são sempre presenciais. A VISA nunca faz contatos telefônicos ou por whatsapp. Seus funcionários só trabalham devidamente credenciados.
A inspeção é uma das principais formas de atuação da vigilância sanitária e tem por objetivo verificar o cumprimento das boas práticas de funcionamento e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente, de forma a minimizar os riscos à saúde individual e coletiva.
A Vigilância Sanitária (VISA) é um órgão ligado à Secretaria de Saúde responsável por desenvolver um conjunto de ações com objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde.