Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social

No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A entrada é gratuita e os interessados podem inscrever-se por meio do formulário https://forms.gle/aQVZs5oD5HALgxiB8.

Voltada a conselheiros municipais de cultura, servidores públicos e demais interessados na gestão cultural participativa, a formação tem como objetivo fortalecer os conselhos municipais de cultura do Litoral Norte e incentivar a participação cidadã nas políticas públicas da área.

Durante a oficina, serão abordados temas como o papel dos conselhos na gestão pública, a estrutura do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a construção do Plano Municipal de Cultura e os processos decisórios em políticas culturais, além de apresentar instrumentos de fomento como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A oficina integra o ciclo de formações presenciais promovidas pelo Museu Caiçara de Ubatuba, enquanto representante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Estado de São Paulo (PNCC- SP) na região, com ações em cinco municípios do Litoral Norte: Ubatuba, realizada no último dia 2, e Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga.

Para mais informações, acesse as redes do Museu Caiçara @museucaicara. Ao final da formação, o público vai conferir apresentações do grupo Mamulengo de Si Mesmo e de Ruth Helen e Michael Douglas (Energia Viva). Instrumentos caiçaras do artesão Pedro Caetano estarão em exposição.

Sobre as oficineiras

Camila Marujo – Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Eventos (CELACC/ECA-USP) e Gestão Pública (UNIFESP). Possui formação técnica em elaboração de Planos Municipais de Cultura (EA/UFBA). Atua como parecerista de projetos em editais públicos e privados. Presta assessoria técnica em gestão pública da cultura, orientando prefeituras em todo o Brasil sobre a implementação de Sistemas de Cultura, incluindo conselhos, planos, fundos e leis de fomento ao setor.

Atualmente integra a coordenação do projeto CRIE Políticas Públicas/SEBRAE e assessora o Consórcio Intermunicipal Culturando – CIC

Luciana Souza – Licenciada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (2008) e iniciou sua trajetória como educadora socioambiental, trabalhando com adolescentes em situação de vulnerabilidade através da arte-educação. Atuou em conjuntos habitacionais, comunidades rurais e quilombolas, utilizando o teatro de bonecos, a educomunicação e a cultura popular como ferramentas de mobilização social. Atua na política da pessoa com deficiência. Participou de coletivos como o Teatro de Trincheira e Coleflor. Há 10 anos integra o Maracatu Odé da Mata e há 13 anos o grupo familiar Mamulengo de Si Mesmo, tendo forte atuação na preservação do patrimônio imaterial. Integra o coletivo de contadores de história Contos da Lua. Atualmente, é conselheira titular do Fórum Setorial de Patrimônio e Tradições Culturais do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Caraguatatuba (2022-2023) e contribui para a efetivação do Sistema Municipal de Cultura. Parte de sua jornada foi registrada, entre outras trajetórias, no filme; Eu penso sobre ir embora; (2024), direção Daniel Inauê.

A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt está localizada na Rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.