Pesquisa com setor turístico prevê 1,6 milhão de visitantes em Caraguatatuba na alta temporada
Caraguatatuba se prepara para temporada de verão 2024/2025 e a expectativa de movimento é otimista, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo com hotéis, pousadas, bares, restaurantes e quiosques, para o período que compreende entre 20 de dezembro de 2024 e 5 de março de 2025.
De acordo com a rede hoteleira, a projeção de taxas de ocupação bate recorde. Para o Natal, a ocupação deve superar os 80%, enquanto o Réveillon deve atingir 95%. A temporada inteira deve registrar um crescimento de 13% na ocupação em relação ao ano passado. Além disso, a contratação de mão de obra temporária também deve crescer 15%, refletindo o otimismo do setor.
Para bares e restaurantes, o movimento também promete ser positivo. Apesar de apenas 10% planejarem abrir na noite de Natal e 15% no Réveillon, o setor prevê um aumento de 40% no quadro de funcionários e de 25% no faturamento ao longo da alta temporada, comparado ao mesmo período do ano passado.
Já os quiosques, de acordo com a pesquisa, 83% confirmaram funcionamento no dia 25 de dezembro e 100% estarão abertos no dia 1º de janeiro. O setor também prevê aumento de 50% no quadro de funcionários e um acréscimo de 25% no faturamento em relação à temporada anterior.
De forma geral, 84% dos estabelecimentos consultados acreditam que a temporada será melhor do que a anterior, enquanto 13% esperam desempenho igual. Apenas 2% acreditam que será pior, e 1% não souberam opinar.
Com esse resultado, a Prefeitura de Caraguatatuba estima que cerca de 1,6 milhão de turistas visitem Caraguatatuba durante o período, incluindo o pós-Carnaval.
Segundo o secretário de turismo, Rodrigo Tavano, a pesquisa demonstrou um grande otimismo no trade turístico de cidade com relação à alta temporada. “Todos estão muito confiantes e isso é fruto do trabalho realizado nos últimos anos, sempre visando atrair mais visitantes para cidade. Este é o momento de colher os frutos, gerando emprego e renda para população”, destacou.