Meteorologista pesquisador do Cemaden alerta para possibilidades de chuva acima da média no verão
O doutor em meteorologia e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, fez um alerta para a possibilidade de chuvas acima da média para o próximo verão. Ele foi um dos palestrantes do encontro do Gerenciamento Costeiro (GERCO), realizado na última quinta-feira (31).
Conforme Dolif, as previsões sugerem um período com chuvas próximas do normal para um período que já é naturalmente mais chuvoso. Contudo, aponta também alguns sinais de chuva acima da média. “A interpretação que a gente faz é que isso levanta a possibilidade de alguns eventos de chuva mais intensas e possibilidade de eventos extremos de chuva”. Ainda segundo ele, a previsão chama atenção e traz a necessidade de mobilização e monitoramento para que possa haver a antecipação e minimizar possíveis impactos.
O encontro do GERCO reuniu entidades e pessoas interessadas para apresentar e discutir tópicos relacionados ao Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas.
O secretário do Meio Ambiente e vice-presidente do GERCO-LN, Flávio de Queiroz foi responsável por mediar a 1ª Mesa de Diálogo do evento, cujo tema central foi a ‘Caracterização e Monitoramento das Áreas de Risco do Litoral Norte – Terra e Mar’. Ele falou sobre a relevância do GERCO para o município, “pois trata das políticas públicas voltadas para a Gestão Territorial, muito importante para que possa nos dar maiores condições para melhorarmos nossa fiscalização no município”.
Ele ainda falou sobre os respaldos dados pelo Gerenciamento Costeiro. “Todos os alinhamentos, o que pode ou não ser feito de acordo com o zoneamento, áreas de preservação e conservação, vem de encontro preservando mais áreas verdes para que tenhamos, enfim, uma ação que seja mais eficaz no combate às mudanças climáticas”.
Ainda no encontro, foram realizadas as mesas de diálogo ‘Perspectivas da Educação’, mediada pelo coordenador da Comissão Temática de Mudanças Climáticas do GERCO, Pedro Rego, e ‘Prevenção e Adaptação’, que teve o comando de Paulo André Cunha Ribeiro.