Prefeitura de São Sebastião realiza Mutirão de atendimentos oftalmológicos na Costa Sul
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu no último sábado (21), um mutirão de atendimentos oftalmológicos no Hospital de Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS).
Desta vez, a ação foi voltada a pacientes portadores de pré-diabetes e diabetes, com o objetivo de prevenir ou identificar retinopatia diabética. Ao todo, 109 pacientes foram atendidos.
A retinopatia diabética é uma complicação séria do diabetes que, se não diagnosticada e tratada precocemente, pode levar à perda permanente da visão.
Segundo a SESAU, por meio da busca ativa de uma equipe multiprofissional em Unidades de Saúde da Família (USFs), foi feita uma seleção de pacientes que foram previamente agendados e orientados a irem ao HCSS-CS para passarem por esta avaliação.
Os usuários foram triados, por meio de mapeamento de retina (com oftalmoscópio indireto) ou com o uso do aparelho Eyer da Phelcom, que utiliza inteligência artificial para detectar possíveis alterações na retina.
Após a triagem, os pacientes também receberam orientações médicas. Casos que necessitavam de um acompanhamento mais específico, foram redirecionados à SESAU para um agendamento mais dinâmico.
De acordo com o oftalmologista Glauco Reis, coordenador da ação, esta é a medida mais eficaz para o diagnóstico precoce e tratamento da doença. “A oportunidade de detectar a retinopatia diabética em seus estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz e pode evitar danos irreversíveis à visão, melhora a qualidade de vida das pessoas, bem como também ajuda a reduzir o impacto social e econômico da cegueira evitável. Além disso, com essa iniciativa, buscamos conscientizar a população sobre a importância do controle do diabetes e a necessidade de monitoramento constante. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto e reforço a necessidade de que cada paciente diabético realize exames regulares. Cuidar da visão é também cuidar da vida”, afirma o médico.