Diante das altas temperaturas e da estiagem, Companhia reforça a importância de evitar desperdício de água e destaca ações para garantir o abastecimento na região
A Sabesp orienta a população do Litoral Norte de São Paulo a fazer uso consciente da água, devido à estiagem prolongada que afeta todo o Estado de São Paulo. É importante evitar qualquer desperdício, contribuindo para garantir o abastecimento.
Todos os sistemas que atendem Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela estão operando em capacidade máxima para assegurar o fornecimento de água. A Sabesp monitora continuamente a vazão das captações e busca alternativas para aumentar a disponibilidade hídrica durante esse período de estiagem.
Apesar de todos os esforços, para garantir o fornecimento de água, é fundamental que a população colabore, adotando hábitos de consumo consciente. Atitudes simples – como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos, evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas e evitar lavar veículos – são essenciais para preservar a água.
Ações e obras de melhoria
A Sabesp está investindo em diversas obras e ações para reforçar o abastecimento no Litoral Norte de São Paulo. Entre elas, construção de novos reservatórios de água, contratação de serviço de manutenção de captações e melhorias de ordem geral. Um desses reservatórios terá capacidade para armazenar 2 milhões de litros em Ilhabela
Além disso, a Companhia realiza o monitoramento online dos níveis dos mananciais, remanejamento de redes de distribuição, instalação de válvulas redutoras de pressão e manutenções nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.
A Sabesp reforça a importância do consumo consciente e convida todos a adotarem medidas de economia de água, que coletivamente têm grande impacto:
Use vassoura e balde para limpar áreas externas; evite o uso de mangueiras.
Utilize a descarga com moderação; uma válvula acionada por seis segundos pode desperdiçar cerca de 12 litros de água.
Não use água corrente para descongelar alimentos
Fique atento a possíveis vazamentos, que são uma das principais causas de desperdício.