Obras da Sabesp vão ampliar coleta de esgoto em Ubatuba
Iniciados neste mês de julho, trabalhos para implantar redes coletoras vão beneficiar 168 mil moradores e turistas da cidade do Litoral Norte
A Sabesp iniciou neste mês de julho uma série de obras de esgotamento sanitário para levar mais saúde e qualidade de vida a cerca de 168 mil pessoas em Ubatuba, entre moradores e turistas. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa, o maior programa ambiental da costa brasileira, e vão contribuir para melhorar as condições das praias e proteger a vida marinha do município que é um dos principais destinos turísticos do Estado.
As obras vão coletar e levar para tratamento o esgoto dos bairros de Maranduba, Sertão da Quina, Jardim Itamambuca, Recanto Itamambuca, Perequê, Santa Rita, Enseada e a região central de Ubatuba.
O trabalho tem impacto positivo direto no meio ambiente, contribuindo com a preservação dos corpos d’água da cidade e beneficiando principalmente o rio Itamambuca, ribeirão Perequê-Mirim e rio Maranduba, além de melhorar as condições de balneabilidade das praias da região.
Divididas em quatro sistemas de esgotamento sanitário (Itamambuca, Perequê, Maranduba e Central), as obras consistem na implantação de 126,7 km de rede coletora e da construção de três estações de tratamento de esgoto (ETEs), além de 41 estações elevatórias para bombeamento desse esgoto coletado. O trabalho vai possibilitar a conexão à rede coletora de 13.412 imóveis.
Lançado em 2007, o Programa Onda Limpa vem expandindo a coleta de esgoto nas cidades litorâneas. A iniciativa está contribuindo para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos diretos na valorização imobiliária e atração de turistas.