Prefeito de Caraguatatuba anuncia força tarefa e reforço de maquinários na limpeza urbana

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta quarta-feira (19) visitando o pátio da empresa terceirizada responsável pela limpeza pública da cidade, a Renovar. O objetivo da visita foi dar início a uma operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município.

Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma  reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa. Uma força tarefa será montada no sentido de melhorar os serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros.

A Renovar conta atualmente com 180 funcionários e deverá contratar mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa também contará com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.

As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.

Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.

O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.

Mais um ecoponto

Outra medida que visa uma cidade mais limpa e que foi anunciada pelo prefeito Aguilar Junior no início do mês de maio é a construção do quinto Ecoponto da cidade, desta vez no bairro do Perequê-Mirim.

O projeto foi encaminhado para licitação e a construção será feita com recursos aprovados do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O local poderá receber equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, restos de construção civil e madeiras. São aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais.

Essa será a quinta unidade de um Ecoponto, cuja estrutura já funciona no Golfinhos, Martim de Sá, Massaguaçu e Tinga.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!