Surfistas paulistas competem no Equador, em duas etapas do Copa Salinas Surf Cities Semillero Olas Pro Tour, que somam 20 mil dólares em premiação em abril
Este fim de semana, nos dias 6 e 7 de abril, a Praia La F.A.E., em Salinas, Equador, o Circuito de Surf Latino-americano de Categorias de Base 2024 chega à sua quinta etapa com a Copa Salinas Surf Cities Semillero Olas Pro Tour. Na verdade, serão duas etapas no país, na mesma praia, que vão pagar em premiação cada uma R$ 10 mil dólares. Estas competições serão os desafios para os jovens talentos que competem pela oportunidade de também ganharem uma viagem a Portugal, além dos dólares.
“Estamos oferecendo R$ 10 mil dólares por etapas. Os campeões do circuito também levarão como premiação a viagem a Portugal para competirem num evento local, que é um dos nossos focos neste circuito, fomentar o intercâmbio cultural e esportivo entre eles”, ressaltou Roberto Muelas, idealizador do Semillero Olas Pro Tour 2024. A sexta etapa também acontecerá no Equador, na mesma praia, entre os dias 13 e 14 de abril.
Serão aproximadamente 100 atletas de países como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, competindo nesta primeira etapa nas ondas da Praia La F.A.E., incluindo os nove surfistas do Brasil, desses, três paulistas que vem se destacando e prometem muita ação dentro d’água. Entre os surfistas brasileiros estão os paulistas Nicolas Oliveira (Subs 18 e 16), Bernardo Pires (Subs 12 e 10) e o potiguar radicado em São Paulo, Guarujá, Matheus Jhones (Subs 14 e 12). Os cariocas são Nathan Hereda (Subs 18 e 16), Cauã Diniz (Sub 14), além do paranaense Kauã Carvalho (Subs 18 e 16) e do catarinense Guilherme Goulart (Sub 10), cada um competindo em suas respectivas categorias e representando seus estados.
Dos brasileiros, o paulista Nicolas Oliveira tem grandes chances de ganhar a passagem para Portugal, ele é o líder do ranking na categoria Sub 14, e o catarinense Guilherme Goulart, líder da Sub 10. As demais categorias, como a Sub 18 e 16, quem lidera é o argentino Thiago Passeri, e a Sub 12 o chileno Romano Menichetti.
Além disso, as representantes femininas brasileiras são todas do Rio de Janeiro, Sarah Ozorio (Subs 18 e 16) e Lanay Thompson (Subs 16 e 14), estão prontas para demonstrarem suas técnicas nas ondas equatorianas, porém, ainda distantes de conseguirem o prêmio máximo que é a passagem para Portugal.
No entanto, as líderes do ranking são: na Sub 18 a argentina Victoria Muñoz. A peruana Briana Barthelmess domina em duas categorias, a Sub 16 e 14. Emma Garcia, outra peruana, lidera a Sub 12 e Colomba Matheus, do Chile, a Sub 10.
No Equador, a Praia La F.A.E., em Salinas, proporciona uma onda point break de esquerda que funciona melhor na maré baixa e tem um beach break que predomina à direita na maré alta, além de ser um pico de muito sol e água morna.
Essas duas etapas da Copa Salinas Surf Cities Semillero Olas Pro Tour contam com os patrocínios da Olas Pro Tour, Alcaldía de Salinas e World Surf Cities Network. E apoios das empresas Hotel Colón Salinas, Ecuasal, Oakberry Açai Bowls, Naturagua, UPSE, Mingas Por El Mar, Han-Sun, Creatures Ecuador, Christian Surfers Ecuador, Wehr, Ocean Report Ecuador, Yo Soy, Spondylus Wetsuits e Klimax.