Observatório da Violência da UNITAU e Polícia Civil realizam ações no mês que marca o Dia Internacional da Mulher
“Em 2023, Taubaté registrou um feminicídio. É claro que o nosso desejo é que esse tipo de crime deixe de existir. Em contrapartida, as denúncias de violências menos graves aumentaram, o que nos faz pensar que as mulheres estão mais conscientes e determinadas a romper o ciclo de violência assim que ela se manifesta. E isso é muito positivo, porque o risco dessas mulheres se tornarem vítimas de um crime mais grave é menor”.
A declaração da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Taubaté, Elisangela C. Cruz Estefano, reforça a importância das ações de conscientização sobre o tema. Por isso, o projeto de extensão Observatório da Violência, da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com a Polícia Civil, promove ações da campanha “Mulheres que Inspiram Outras Mulheres” neste mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher. O objetivo é estimular o combate à violência de gênero tão presente no ambiente doméstico.
No dia 7, das 14h às 17h, na Câmara de Taubaté, e no dia 8, das 14h às 22h, no Taubaté Shopping, alunas de Comunicação Social que integram o Núcleo de Fotografia da UNITAU, coordenado pelo Prof. Dr. João Rangel, vão produzir retratos de mulheres que farão parte de uma exposição virtual. O link será divulgado na página do projeto “Mulheres que Inspiram Outras Mulheres”. Alunos de Direito também participam da ação divulgando a cartilha do projeto, com orientações, e o documentário, que foi produzido com personagens da campanha e lançado em 2023.
Depois da Câmara, o painel temático usado como cenário para as fotos vai ficar disponível no Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, para que a comunidade possa fazer registros pessoais e menções à campanha. E no dia 21 de março, o projeto faz uma ação especial de valorização de policiais e guardas municipais mulheres, que participam de uma sessão de fotos no estúdio da UNITAU. Os registros também farão parte da exposição virtual.
‘Mulheres que Inspiram Outras Mulheres’
Lançada em 2023, a campanha “Mulheres que inspiram outras mulheres” conta com uma exposição de fotografias que retratam vítimas que conseguiram romper o ciclo de violência, um documentário e uma cartilha com orientações sobre os tipos de agressões e informações da rede de atendimento à mulher nos municípios de Taubaté e Pindamonhangaba.
“A campanha ‘Mulheres que Inspiram Outras Mulheres’ tem ajudado muitas vítimas a superar a situação de violência. Porque quando a mulher está envolvida num contexto abusivo, ela acaba ficando muito vulnerável, muito fragilizada. E quando ela vê outra mulher que também passou por isso e conseguiu superar aquela situação, ela entende que ela também pode, que ela é forte e que existem outras perspectivas na vida dela. Isso dá um encorajamento para que ela consiga continuar a vida sem estar inserida na violência”,afirma a delegada da DDM, Elisangela C. Cruz Estefano.
Segundo a delegada, a iniciativa com o Observatório da Violência, coordenado pelo Prof. Esp. Daniel Estefano, ainda rendeu uma parceria com a UNITAU para apoio às vítimas de violência. Quando necessário, as mulheres são encaminhadas para o Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, onde as questões relacionadas à visitação, à guarda e ao divórcio, por exemplo, são resolvidas de uma maneira rápida e eficaz. Em alguns casos, as assistidas recebem também atendimento psicológico, para que elas consigam se fortalecer e romper o ciclo de violência.
“Além disso, a DDM de Taubaté, em parceria com a UNITAU, também realiza campanhas educativas, visando a conscientização da população sobre a violência doméstica. Então, são realizadas palestras, rodas de conversas em escolas, ambientes públicos e ambientes privados. E nós também temos a cartilha que se encontra disponível no site da UNITAU”, lembra a delegada.