Prefeitura e Fórum de São Sebastião iniciam ações de cidadania nas escolas municipais
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), inicia, nesta terça-feira (12), a distribuição da “Cartilha da Justiça”, produzida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para alunos da Escola Municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida, de Juquehy.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a SEDUC, a 136º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e o Fórum de São Sebastião, com o objetivo de conversar com estudantes da rede municipal sobre o papel dos órgãos que integram a justiça.
Nesta primeira etapa os alunos receberão as cartilhas para que leiam e tenham um conhecimento prévio sobre o assunto. Em seguida, irão debater sobre a temática com o juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira, em um encontro que será promovido no dia 21 de setembro, às 10h no Teatro Municipal de São Sebastião.
A cartilha
Publicada pelo Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e ilustrada pelo cartunista Marcos Vaz, a Cartilha da Justiça usa linguagem simples, alerta sobre deveres, esclarece os direitos básicos do cidadão e é o principal instrumento de apoio ao programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, que contribui para a formação e para o despertar da cidadania entre as crianças, consideradas agentes multiplicadores de conhecimentos.
OAB Vai à Escola
A ação também ocorre em contribuição ao projeto ‘OAB Vai à Escola’, que tem como objetivo despertar nos jovens noções básicas de cidadania e direitos fundamentais da infância e adolescência, fomentando, desta forma, o protagonismo juvenil nas unidades escolares e formando uma geração de cidadãos íntegros.
A proposta acontece em parceria com o projeto educacional ‘Jovens em Ação’, que também tem como intuito promover o protagonismo juvenil e a união estudantil, pilares que melhoram o aprendizado, favorecem o convívio social e colaboram para a criação de um senso crítico e proativo, ocorrendo por meio da implantação de grêmios estudantis.