Fundação CASA e Prefeitura debatem políticas públicas para adolescentes em medida socioeducativa
A Fundação CASA realizará na próxima quinta-feira (31/08), às 10h, um evento em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba para destacar importância de políticas públicas voltadas para adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas em centros da Instituição.
Um dos objetivos do debate é falar sobre ações inovadoras para essa população, como por exemplo, o Programa Novos Tempos, que encaminha jovens para o mercado de trabalho após o término de suas medidas socioeducativas.
O evento contará ainda com a apresentação de panoramas, informações e dados sobre o Programa e o trabalho realizado pela Fundação CASA a nível estadual e na cidade de Caraguatatuba.
A solenidade será realizada no Auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), localizada à Rua Santa Cruz, 396.
Estarão presentes o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, o gerente técnico de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, Paulo Henrique Lucas da Silva, e a diretora da Divisão Regional do Vale do Paraíba da Fundação CASA, Marly Moura.
Também foram convidados autoridades e representantes da Promotoria, da Defensoria Pública, da OAB, do Sistema de Garantia de Direitos, da Associação Comercial e da Sociedade Civil de Caraguatatuba e de cidades vizinhas.
Também ocorrerá a assinatura de um termo de cooperação entre a Fundação CASA e a Prefeitura de Caraguatatuba.
Ao todo, o Programa Novos Tempos possui 90 termos de cooperação assinados com prefeituras do Estado de São Paulo. Já na região do Vale do Paraíba, 26 municípios realizaram assinaturas com a Fundação CASA para a implantação do programa.
Sobre o Programa
O programa de Novos Tempos tem como objetivo atender adolescentes e jovens do município, logo após cumprirem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA e receberem sua desinternação.
Eles serão acompanhados por uma equipe local, sendo estimulados a buscarem novas oportunidades, como uma formação acadêmica e/ou a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e do protagonismo social.
As tentativas de inserção no mercado de trabalho ocorrerão durante os primeiros seis meses desse acompanhamento. Outro objetivo do programa é evitar a reincidência em atos infracionais.
A iniciativa, inédita em âmbito nacional, foi instituída como programa em 2021, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e utiliza ações de suporte aos adolescentes e jovens nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade.
Serviço
Fundação CASA e Prefeitura de Caraguatatuba debatem políticas públicas para adolescentes em medida socioeducativa
Data: quinta-feira (31/08/2023), às 10h
Local: Auditório da Fundacc
Endereço: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba