Prefeitura de São Sebastião retira 420 quilos de rejeitos do Mangue do Araçá em nova ação
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou, nesta sexta-feira (11), mais uma ação de limpeza de manguezais. Desta vez, o mutirão retirou 420 quilos de rejeitos do Mangue do Araçá, localizado no Varadouro, região central do município.
Os trabalhos contaram com o apoio da Fiscalização Ambiental da SEMAM e de voluntários. Na ocasião, foram retiradas embalagens plásticas, frascos de vidro, embalagens de leite, roupas íntimas e cobertores. O objetivo dos mutirões é conscientizar a população sobre a importância da preservação desse ecossistema.
O governo municipal vem realizando a limpeza de manguezais conforme previsto em cronograma mensal de ações. Em julho, as atividades foram intensificadas por causa da Semana de Limpeza de Manguezais de São Sebastião, que ocorreu de 24 a 28 do último mês, como parte das comemorações do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado anualmente em 26 de julho.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Fernandes de Queiroz, o volume de lixo nos mangues da cidade diminuiu. “Com a intensificação das ações de limpeza de manguezais, a equipe percebeu essa redução de rejeitos tirados dos mangues do município. A SEMAM continuará com as ações até dezembro cumprindo o cronograma previsto e seguirá com as ações no início do próximo ano que vem com a mesma periodicidade”, complementou o secretário.
Mangues
Estima-se que os mangues forneçam até 10% do carbono orgânico dissolvido pelos oceanos a partir da terra, matéria-prima que é de suma importância para o ciclo do carbono atmosférico que ajuda na regulação do dióxido de carbono e consequentemente o clima do planeta, por isso se faz tão necessária sua preservação.
O município de São Sebastião conta com cinco principais mangues ao longo de sua costa, que são o da Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy, que desde 2017, mensalmente, recebem essas ações para manter o equilíbrio do ecossistema local.