UAMI realiza mais de 900 testes rápidos na Campanha Julho Amarelo
A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou 391 testes rápidos para detectar hepatites virais e outras doenças, no último sábado (15/7), durante a ação no Centro da cidade.
Com esse mutirão, a unidade soma 917 testes rápidos realizados durante a Campanha Julho Amarelo, com nenhum caso positivo.
Caso o resultado seja positivo é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem.
A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
A Secretaria de Saúde faz o alerta, pois nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Segundo o coordenador da UAMI, enfermeiro Renato Portes, no caso das hepatites B e C, que mais causam óbitos, os sintomas só aparecem quando a infecção está em nível avançado, por isso, a importância de fazer o teste mesmo sem sintomas. “O resultado sai na hora e, se tratada precocemente, a pessoa tem uma boa qualidade de vida e, em alguns casos, a taxa de cura é alta”, explica.
Durante todo mês, a equipe da UAMI está nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com ações preventivas, orientações e teste rápido.
População que deseja realizar o teste, a UAMI está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré.
Confira a programação:
De 3 a 18: Ações na Atenção Básica – Unidades de Saúde, das 14h às 17h.
De 19 a 20: Ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), das 14h às 17h.
Dia 28: Encerramento da Campanha Julho Amarelo, com palestra da infectologista Dra Natalia – Fundacc, das 18h às 22h.