São Sebastião mantém terceira colocação geral nos 65º Jogos Regionais
São Sebastião está em terceiro lugar na tabela de classificação geral de cidades da 65ª edição dos Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, com 72 pontos. São José dos Campos lidera a competição com 126 pontos, seguida por Pindamonhangaba, com 96 pontos. A competição acontece de 2 a 12 de julho em Pindamonhangaba.
O bom desempenho da delegação é, segundo a secretária de Esportes, Elaine Nunes Maciel, um feito inédito e que coroa o trabalho realizado pela administração municipal desde 2017. “Éramos uma delegação pequena, com pouquíssimos resultados, e hoje batemos de frente com grandes potências esportivas do vale do Paraíba e do Estado de São Paulo, inclusive com São José dos Campos, uma das maiores delegações do país”, diz.
Entre os investimentos, de acordo com Elaine, estão praças esportivas, materiais oficiais das modalidades, uniformes, incentivos aos professores para participarem de cursos e vivências e aos atletas, por meio do programa Força Atleta.
A secretária também destaca a participação da maior delegação da história do município, composta por 350 atletas, e a equipe técnica muito forte, formada em sua maioria por professores da Secretaria de Esportes (SEESP), entre profissionais gabaritados em suas modalidades, como futsal, voleibol e basquete, e técnicos renomados na região.
“Outro fator positivo é que cerca de 90% das equipes de competição participam de federações que validam competições de judô, futebol, vela, taekwondo, basquete e futsal, entre outras, e vêm colocando nossos atletas frente às grandes potências do estado. Aí, quando chegam em competições como os Regionais, continuam brigando de igual para igual com esses atletas”, diz Elaine.
Ela lembra que a realização dos Jogos Abertos do Interior no ano passado, em São Sebastião, também foi um grande incentivo e valorização aos atletas. “Sediar uma competição dessa magnitude fez com que eles se preparassem mais e temos tido ótimos resultados em várias modalidades até hoje”, diz.
Como ex-atleta, Elaine participou de mais de 16 Jogos Regionais, e conta que poder proporcionar essa experiência para atletas que estão se esforçando para serem renomados em suas modalidades é muito gratificante. “Os Regionais são uma escada, depois vem os Abertos, e assim vamos, enquanto Administração, apoiando e dando todo o aparato para que se desenvolvam e coroem São Sebastião, ano a ano, como a cidade do esporte”, diz.