Mais de 3.600 alunos de São Sebastião participarão de atividades no caminhão-laboratório da EDP
Roteiro de visitas do projeto Boa Energia nas Escolas contempla escolas municipais
Mais de 3.600 alunos de sete escolas da rede pública de São Sebastião serão beneficiados, entre 30 de maio e 7 de junho, pela passagem do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP, distribuidora de energia elétrica da região.
A grade educativa contempla conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade, de forma lúdica e divertida aos estudantes do município.
No caminhão-laboratório, os alunos podem vivenciar uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.
Após a visita, os participantes recebem o gibi “Uma história arrepiante…” no formato de história em quadrinhos, onde é abordado, de forma lúdica, como combater o desperdício de energia elétrica nas residências.
Para que os conteúdos sejam trabalhados de forma ampla em sala de aula, os educadores da rede municipal de ensino passaram por um curso de formação, além de receberem orientações e materiais de apoio sobre como abordar os assuntos no ambiente escolar.
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Desde o início deste ano, 46.500 alunos de 177 escolas públicas em 21 municípios da área de concessão da EDP, que abrange Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, já foram beneficiados pelo projeto.
Saiba mais a respeito das atividades que o caminhão-laboratório oferece
– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar quanto consumem principais equipamentos ao longo do mês.
– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;
– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.
– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.
– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.
– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.
Confira abaixo a relação de escolas beneficiadas pelo projeto em São Sebastião:
EM Profa Joana Alves dos Reis
EM Walfrido Maciel Monteiro
EM Profa Iraydes Lobo Vianna do Rego
EM Barequeçaba
EM Profa Guiomar Aparecida da Conceição Sousa
EM Profa Nair Ribeiro de Almeida Juquehy
EM Profa Edileusa Brasil Soares de Souza