Unidade de Saúde de Juquehy I mantém atendimentos durante reforma do prédio com solução inovadora em containers adaptados
Para garantir a continuidade dos atendimentos médicos, a Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy I irá utilizar provisoriamente uma estrutura de containers adaptados. O prédio da unidade foi danificado durante as chuvas de fevereiro e passa por ampla reforma. A mudança começa a valer a partir de terça-feira (25).
A estrutura temporária é composta por quatro consultórios médicos, recepção, sala de espera e tenda de cobertura. Os containers foram montados na Rua Benedito Izidoro de Moraes, 671, em Juquehy. E o funcionamento ocorrerá das 7h às 17h.
O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Paulo Henrique Ribeiro Santana, explica que, por cerca de 30 dias, os atendimentos médicos acontecerão parcialmente na USF e outra parte nos containers, conforme as salas forem passando por reforma e sendo liberadas para uso.
“Os pacientes cadastrados na USF Juquehy I deverão procurar a unidade, que irá direcionar o local dos atendimentos. Apenas a odontologia continuará atendendo no prédio, pois a reforma da sala já foi concluída”, diz o diretor.
O empréstimo da estrutura à Prefeitura de São Sebastião foi possível graças a uma ação conjunta com as entidades União Br, Horas da Vida, Flexmedical, Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) e Instituto da Criança. O espaço adaptado deve funcionar por 30 dias, tempo estimado para a conclusão da reforma da USF.
Reforma
A USF Juquehy I está recebendo os serviços de troca de telhado, construção de muro, colocação de portão de entrada, troca de pisos e pintura geral do prédio. Os custos para recuperação do prédio são estimados em cerca de R$ 200 mil.
A reforma é realizada por uma equipe mista, sendo a parte externa feita por empresa terceirizada e a interna por mão de obra própria. Também será adquirida mobília nova para a unidade, pois a anterior foi perdida com a enchente.
Atendimento especializado
A partir de terça-feira (25) terão início, também, atendimentos nas áreas de dermatologia e gastroenterologia, realizados em uma carreta adaptada de saúde, que ficará instalada na Rua da Praia. O objetivo é, em quatro semanas, zerar a fila de espera por essas especialidades.
Os atendimentos serão presenciais ou remotos, realizados por profissionais voluntários, e fazem parte do mesmo esforço realizado pelo grupo de instituições que trouxe a estrutura de containers para Juquehy.